Ícone do site Jornal O Sul

Lançada na capital a 21ª edição da Expodireto Cotrijal, já considerada a maior feira do setor na América Latina

O governador Eduardo Leite fez o encerramento da cerimônia de lançamento do evento. (Foto: Eduardo Ostermayer)

Foi lançada na manhã desta terça-feira, no salão de eventos do Plaza São Rafael, na Capital, a 21ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontece entre os dias 02 e 06 de março em Não Me Toque. O evento, já considerado o maior do segmento na América Latina, deverá receber mais de 260 mil visitantes, reunindo mais de 530 expositores, com representantes de 70 países dos cinco continentes. Em negócios, a expectativa é a superação dos resultados obtidos em 2019, que chegaram a 2,4 bilhões de reais.

Nei Mânica, presidente da Cotrijal e idealizador da Expodireto, apresentou uma das grandes novidades da Feira, a Arena Digital, que deverá ocupar uma área de 1.700 metros quadrados, com 22 empresas expondo tecnologia, instituições financeiras, startups e outras do segmento da inovação. O espaço contará com quatro auditórios, oferecendo ao público palestras magnas e muita discussão e debates, tendo por objetivo “o despertar para todo este processo tecnológico que estamos vivendo”, que deverá trazer maior conscientização ao agricultor quanto à diminuição de seus custos de produção com maiores resultados. “A partir deste projeto, que não tem fim, inauguramos este grande espaço que será mais uma vez um grande divisor de águas do setor produtivo e do agro”.

Durante a Expodireto estão previstos fóruns envolvendo todas as cadeias produtivas, como a do milho, soja, trigo, arroz, entre outras. Alguns temas serão voltados especificamente ao segmento jovem, bem como às mulheres. Uma Audiência Pública está na agenda, com foco no reconhecimento da ONU (Organização das Nações unidas) sobre a PEC da agricultura familiar, conduzida pelo senador Luiz Carlos Heinze. Este ano, a premiação Semente de Ouro, que destaca personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do setor, vai para o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado e ex-secretário de Agricultura, Ernani Polo.

Nei Mânica prestou um agradecimento ao governador Eduardo Leite, presente no evento, pelo compromisso assumido e cumprido na recuperação da BR 142, que liga Não Me Toque a Carazinho, trecho fundamental na rota dos produtos que saem da região rumo ao mercado externo. “O governador atendeu a um sonho de mais de 30 anos porque Não Me Toque é um polo de desenvolvimento e escoamento de safras”.

Na continuidade, Ernani Polo salientou que a Expodireto só atingiu esta “magnitude com a participação de líderes”, que souberam valorizar a Feira pelo potencial que soma ao segmento, desejando vida longo à iniciativa. Representando o presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia, o deputado federal Pedro Westphalen reiterou a importância da recuperação da BR 142 para a Expodireto, num esforço da Secretaria de Transportes do RS e governo gaúcho.

Ao encerrar a cerimônia de lançamento, o governador Eduardo Leite deu ênfase ao agrotech que a Expodireto projeta, ditando os rumos do agro. Agradeceu às instituições financeiras que expandiram suas cartas de crédito a fim de propiciar melhores negócios aos produtores rurais. “Vejo com muita expectativa a Arena Digital que se instalará no Parque, é uma oportunidade para a interação entre produtores mas também para, a partir do agro, disseminar novas tecnologias em nosso Estado”. Num tom de otimismo, Eduardo Leite destacou “a necessidade de enfrentarmos a crise e deixarmos de conviver com ela”. Segundo ele, o momento é de “enfrentar, vencer e superar a crise com a disposição de fazer deste, um Estado empreendedor”. Ele encerrou com a mensagem à plateia de que é preciso “acreditar no futuro do Rio Grande do Sul”.

Participaram do evento autoridades, representantes de instituições setoriais e dos consulados da Bélgica, Estados Unidos, Filipinas, Uruguai, Hungria e Suíça, entre outros convidados. Abrindo o calendário oficial da Expodireto, acontece no dia 01 de março, em Carazinho, a grande festa do agronegócio, a entrega do Troféu Expodireto Cotrijal, uma iniciativa da Rede Pampa e Cotrijal, que visa distinguir empresas e personalidades que mais contribuíram ao longo do ano para o engrandecimento do agronegócio como um todo. O slogan da 21ª edição da Expodireto é “a Feira que há 20 anos faz do agro mais negócio”. (Clarice Ledur)

Sair da versão mobile