Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 5 de agosto de 2015
A 38ª edição da Expointer foi lançada nesta quarta-feira (05) no Palácio Piratini. O secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, deu início às explanações que marcaram a apresentação da Exposição, que chega este ano sob o pano de fundo do desafio. Segundo o secretário, pode ser considerada a “Expointer da superação”, após as dificuldades enfrentadas depois de dezembro de 2014 para a recuperação do parque Assis Brasil, em Esteio, totalmente destruído por um vendaval. Ele reiterou a importância da parceria entre Governo do Estado, Secretaria e entidades ligadas ao agronegócio, além de entidades coparticipantes, no apoio para a reconstrução do parque, que ganha inclusive modernização. Esta edição terá mais de 500 eventos e atrações paralelas. São cerca de 160 raças de animais, que traduzem o melhor da pecuária e das raças de maior destaque criadas em solo gaúcho. Este ano foram inscritos 4.758 animais. As máquinas e equipamentos igualmente são altamente competitivos e traduzem o que de melhor nosso parque industrial produz e comercializa dentro e fora do País.
As entidades promotoras ao lado do Governo do Estado e Secretaria da Agricultura e Pecuária são:
Farsul (Federação da Agricultura do RS), Fetag (Federação dos Trabalhadores da Agricultura do RS) , Sistema Ocergs/Sescoop-RS(Cooperativismo), Simers (Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS) e Febrac (Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça), além da Prefeitura Municipal de Esteio.
No lançamento, a presença de lideranças políticas, empresariais e ligadas ao agronegócio. Na abertura também foi apresentado um vídeo institucional desta edição da Expointer, com uma das novidades da Exposição, o aplicativo oficial do evento, que permitirá ao grande público acessar informações como clima, programação, notícias, indicadores econômicos, mapa com a localização dos serviços, dados sobre a feita e lista com o Top 10 de atrações imperdíveis. Tudo através das plataformas Android e IOS, liberado para dowload no dia 21 de agosto. A Expointer inicia dia 29 de agosto e encerra dia 06 de setembro.
Na palavra de todos os representantes das instituições participantes diretamente envolvidos nesta edição, não faltaram menções aos desafios que esta Exposição carrega, em função da necessidade de reestruturação do parque, imposta pelo vendaval de 2014. O próprio secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, mencionou que as exigências foram imensas para a recuperação do parque, também modernizado. Ganhou maior área e está adequadamente atendendo exigências quanto ao PPCI – Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio. Por tudo, ele considera que esta Expointer será também “uma edição de gestão com qualidade e seriedade”, inclusive com enfoque sustentável. “É o palco de todos os gaúchos, pois nele nos reconhecemos”.
O prefeito de Esteio, Gilmar Antonio Rinaldi, mencionou que o parque ganha proporções como um dos maiores do País, reformado através de uma ppp (Parceira Público Privada), um exemplo para o Estado e que recoloca o parque numa posição privilegiada como centro de eventos da região metropolitana.
O presidente do Simers (Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS), Claudio Bier, mencionou a importância do trabalho de reconstrução do parque e disse que ainda será necessária a ampliação de um dique que iniba a quantidade de águas, no caso de grande enxurrada de chuvas. No momento o dique existente tem um metro de profundidade mas são necessários quatro metros para que seja atingida uma posição ideal de segurança. Francisco Schardong, diretor da Farsul e presidente da Comissão de Exposições e Feiras da Federação, representando o presidente da entidade, Carlos Sperotto, abordou “o somatório de esforços das entidades que sempre representaram o RS no evento”. Disse que esta Expointer será da transição e que agrega “a palavra gestão”. Mencionou ainda que em seus 88 anos de atuação, a Farsul jamais soube ser meia parceira por entender o papel que representa para o setor e para o RS.
Na sequência, tomou a palavra o governador do Estado, José Ivo Sartori que cumprimentou a todos, saudando também o vice-governador José Paulo Cairoli e demais lideranças presentes no lançamento. Ele destacou a parceria do município de Esteio em todo este cenário. “Um município de destaque dentro do contexto da Expointer”. Abordou a solidariedade de todos e disse que a Expointer é onde os gaúchos se veem e por isso mesmo será mais uma vez um grande sucesso, vencendo desafios e que deve servir de exemplo para todos os cidadãos, neste momento de dificuldade que o Estado atravessa.