Segunda-feira, 22 de junho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Lançado hoje (15) o 29° Fórum da Liberdade. O tema da edição é “Quem move o mundo?”

Compartilhe esta notícia:

Ricardo Heller é o presidente do IEE. Fotos: Jackson Ciceri/O SUL
Diretora do Fórum, Lys Lenhart, ao lado do presidente da entidade, Ricardo Heller. Foto: Jackson Ciceri/O SUL

Diretora do Fórum, Lys Lenhart, ao lado do presidente da entidade, Ricardo Heller. Foto: Jackson Ciceri/O SUL

O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) lançou na manhã desta terça-feira (15) o 29º Fórum da Liberdade, reconhecido internacionalmente como um dos maiores eventos de debate e discussão de ideias da América Latina. Na ocasião, foram apresentados a justificativa do tema, tópicos de discussão, inovações, e lançamento de alguns nomes e principais palestrantes que participarão desta edição, a ser realizada nos dias 11 e 12 de abril, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

“Quem move o mundo?” é a indagação que serve de tema ao 29º Fórum da Liberdade. Provocativo, mas também esclarecedor, o tema busca fomentar o debate acerca dos agentes cujas ações impactam a sociedade. Por outro lado, instiga o reconhecimento de que cada sujeito deve ser livre para almejar os seus objetivos e a sua própria felicidade, pois é somente através desses empreendimentos pessoais que os indivíduos podem transformar a vida daqueles que estão ao seu redor.

O tema é inspirado na obra “A Revolta de Atlas”, de Ayn Rand, considerado o livro mais influente nos Estados Unidos depois da Bíblia, segundo a Biblioteca do Congresso. O romance, escrito em 1957, é atemporal, mas a ideia da autora era retratar um cenário no qual o excesso de burocracia e regulação acarretam severas restrições à atividade empresarial, causando efeitos que são (ou deveriam ser) conhecidos de todos os brasileiros, como eliminação discricionária da concorrência, êxodo das mentes brilhantes e, finalmente, recessão econômica e aumento da pobreza, dentre tantos outros.

O 29º Fórum da Liberdade acontece no Centro de Eventos da PUCRS nos dias 11 e 12 de abril e contará com palestrantes com atuação em diversas áreas no Brasil e no mundo: Luis Alberto Lacalle (ex-presidente do Uruguai), Guilherme Fiuza (escritor e jornalista), Marcos Troyjo (codiretor do BRICLab da Universidade de Columbia, EUA), Stephen Hicks (filósofo, professor e diretor do Centro de Ética e Empreendedorismo), Salim Mattar (presidente do Conselho de Administração da Localiza), Yaron Brook (presidente e diretor-executivo do Ayn Rand Institute), Afif Domingos (presidente nacional do Sebrae), David Coimbra (jornalista) e David Nott (presidente da Reason Foundation) são alguns dos nomes já confirmados.

As inscrições para o evento estarão disponíveis pelo site (www.forumdaliberdade.com.br) a partir do dia 15 de março. Dentre as novidades desse ano está o serviço de streaming pela internet da íntegra do evento e o aplicativo para os participantes.

Compõem a diretoria 2015/2016, que está à frente da organização do Fórum da Liberdade, os seguintes nomes:

Presidente: Ricardo Pechansky Heller

Vice-presidente: Rodrigo Tellechea Silva

Diretora de Comunicação: Giovana Stefani

Diretor de Eventos: Thobias Zamboni

Diretor Financeiro: Mauro Zaffari

Diretor de Formação: Paulo Costa Fuchs

Diretora de Relações Institucionais e Fórum da Liberdade: Lys Lenhart

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

Delcídio diz que Mercadante ofereceu ajuda financeira para evitar delação
Prefeitura de Canoas entrega 35 viaturas para órgãos de segurança
Pode te interessar