Domingo, 12 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 3 de julho de 2015
O Sistema Ocergs/Sescoop-RS lançou na manhã desta sexta-feira (03), no Palácio Piratini, o I Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. O objetivo é reconhecer e valorizar trabalhos jornalísticos que traduzam os reflexos sociais e econômicos promovidos pelas cooperativas gaúchas.
Também foi lançada pelo Sistema Ocergs/Sescoop-RS a revista Expressão do Cooperativismo Gaúcho, que aponta os resultados e a eficiência do setor, considerado a grande força do Rio Grande. As cooperativas apresentaram em 2014 crescimento de 10,7% em relação ao ano anterior e registraram um faturamento de 3,1 bilhões de reais, com uma expansão de 68,2% em ingressos nos ramos agropecuário (6,1%), crédito (29,4%), saúde (16,5%) e infraestrutura (6,8%). O setor de agronegócio cooperativista registrou um faturamento de 19,8 bilhões de reais em 2014, representando um aumento de 6,06% em relação ao ano anterior. O ramo de crédito registrou um faturamento de 5 bilhões de reais em 2014, valor que representa um crescimento de 29,37% em relação a 2013.
Os dados foram apresentados pelo presidente do Sistema Ocergs, Vergilio Perius. Segundo ele, as cooperativas geraram 1,7 bilhão de reais em tributos, registrando um aumento de 17,4% em relação ao ano anterior. Atuam hoje no Rio Grande do Sul 1.300 cooperativas ativas com 2.600 associados, número que representa 70% da população do Estado, “um Estado cooperativista”, como reitera o presidente da instituição. Segundo ele, a participação das cooperativas também se faz sentir no ICMS, com uma arrecadação que cresceu no último ano 17%, índice impulsionado pelo crescimento da agroindústria. Só no setor leiteiro, são 121 mil associados. Vergilio também apontou a importância da Escoop (Faculdade de Tecnologia do Cooperativismo) na formação de profissionais para alavancar ainda mais o segmento.
À frente da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo do RS, Tarcisio Minetto abordou a relevância do papel do cooperativismo na sociedade, reforçado pela passagem do Dia Internacional do Cooperativismo, que será celebrado neste sábado (04), na Capital, no Largo Glênio Peres. O chamado Dia de Cooperar (Dia C) será marcado por muitas ações, incluindo serviços gratuitos aos visitantes e atrações musicais em comemoração aos números que o cooperativismo exibe. As atividades iniciam às 9h e encerram às 16h.
Durante o evento no Palácio Piratini, também tomou a palavra o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, que traduziu o cooperativismo como “um conceito de vida”. O governador do Estado, José Ivo Sartori, igualmente ressaltou que “o cooperativismo é o Rio Grande que dá certo”. Ações coletivas, na visão do governador, sempre são positivas. “Hoje, aprendi muito aqui sobre o cooperativismo e a gente tem que aprender com aqueles que olham para a frente.” O evento contou com a presença de lideranças políticas, empresariais, setoriais e convidados. O Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas do RS e da ARI (Associação Riograndense de Imprensa), entidades também representadas nesta manhã por seus dirigentes.