Domingo, 04 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de julho de 2016
O romance de estreia de Becky Albertalli é uma das grandes apostas da editora Intrínseca para o público Y&A em 2016. Além de ter recebido inúmeras resenhas elogiosas, “Simon vs A Agenda Homo Sapiens” encabeçou a maioria das listas de melhores livros juvenis do ano.
O segredo do livro é tratar com bastante naturalidade um tema – a descoberta da homossexualidade na adolescência – que vem aos poucos deixando de ser tabu para muitos jovens. Com isso, a autora americana pinta um mundo incrivelmente trimensional – com personagens e situações verossímeis e que escapam do clichê.
Na história, o protagonista Simon Spier não teria usado o computador da biblioteca da escola, mas como o wi-fi estava bloqueado e ele precisa checar se Blue, o garoto misterioso com quem vem trocando e-mail, tinha respondido sua mensagem que ele enviara mais cedo. Nada demais. Quer dizer… O problema é que o adolescente de 16 anos, que se descobrira gay e parece estar se apaixonando, esqueceu de encerrar sua sessão do Gmail. Acabou tendo a conta invadida por Martin, o “colega” tido como o “bobão” da escola, que resolveu chantageá-lo. Caso Simon não cedesse às suas ameaças, ele espalharia seu segredo, até então guardado a sete chaves, para todo mundo.
Questões delicadas que são típicas da adolescência, ligadas à autoaceitação e à autodescoberta, são abordadas do jeito que elas devem ser: informalmente e carregadas de bom humor.
“Simon vs A Agenda Homo Sapiens”
de Becky Albertalli
Editora Intrínseca
272 páginas
Preço: R$ 34,90 e R$ 19,90 (e-book)