Segunda-feira, 27 de julho de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Flavio Pereira Lançamento da Frente Parlamentar do Artesanato e da Qualificação Profissional reúne representantes de mais de 20 municípios na Assembleia

Compartilhe esta notícia:

A Frente Parlamentar do Artesanato e da Qualificação Profissional foi uma iniciativa do deputado estadual Gilmar Sossella, ex-secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Estado.

Foto: William Brasil/Divulgação
A Frente Parlamentar do Artesanato e da Qualificação Profissional foi uma iniciativa do deputado estadual Gilmar Sossella, ex-secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Estado. (Foto: William Brasil/Divulgação)

Foi instalada nesta terça-feira (26), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, a Frente Parlamentar do Artesanato e da Qualificação Profissional. A iniciativa é de autoria do deputado estadual Gilmar Sossella, ex-secretário de Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Estado.

O evento reuniu artesãos e representantes de entidades, associações, prefeituras e câmaras municipais de mais de 20 municípios gaúchos. O objetivo da frente parlamentar é ampliar o debate sobre políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda e qualificação profissional.

A abertura contou com a participação de Luis Fernando Rosa, ex-diretor da Secretaria de Trabalho e responsável pelo programa Artesão em Foco. Também participaram representantes do setor artesanal e de órgãos públicos ligados ao trabalho e à qualificação profissional.

A artesã Rafaela Fichera, de Balneário Pinhal, destacou a importância do artesanato para a cultura e a economia do Estado. Ela atuou por mais de 20 anos na tradicional Feira da Redenção, em Porto Alegre.

Representando a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), o prefeito de Erval Seco, Eder Wink, falou sobre a necessidade de ampliar políticas de incentivo à qualificação profissional nos municípios do interior.

O diretor de Trabalho do Estado, Leandro Webber, apresentou dados atualizados da secretaria, enquanto Rejane Verardo ressaltou a importância da nova frente parlamentar para o fortalecimento do setor artesanal.

Durante o encontro, Gilmar Sossella afirmou que o Estado enfrenta um descompasso entre vagas de emprego disponíveis e a qualificação da mão de obra.

“Semanalmente, a FGTAS anuncia quase 20 mil vagas de emprego ociosas no Estado. Em contrapartida, há atualmente 522 mil pessoas desempregadas. O investimento em programas de qualificação busca justamente aproximar essas pessoas das oportunidades de trabalho”, afirmou o deputado.

Segundo Sossella, programas como RS Qualificação, RS Qualificação Recomeçar, Artesão em Foco e Carretas do Saber devem beneficiar mais de 78 mil gaúchos até o fim de 2026.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Flavio Pereira

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Durante festa de 50 anos de Maranata, PSDB oficializa Diaz como vice na chapa tucana
Eleições 2026: veja qual a grande novidade para prender o público e aumentar o compartilhamento nas redes sociais
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x