Quarta-feira, 27 de maio de 2026
Por Redação O Sul | 20 de julho de 2015
Um dos laranjas de Alberto Youssef, o doleiro Leonardo Meirelles, confirmou à PF (Polícia Federal) que a empreiteira Odebrecht usou a lavanderia de dinheiro mantida por eles em Hong Kong (China) e citou uma suposta dívida de 7,5 milhões de dólares da construtora com o esquema. Interrogado no dia 17 deste mês pelo delegado Eduardo Mauat da Silva, Mereilles indicou quais movimentações feitas na conta controlada por ele, em nome da offshore RFY Import & Export Ltd, em Hong Kong, foram feitas para lavar dinheiro ilícito. Parte desses valores seria originária da Odebrecht. “Youssef possuía um controle sobre essas operações, observando que o mesmo vinculou os depósitos ao pagamento de uma dívida maior de 7,7 milhões de reais a serem pagos no exterior pela Odebrecht”, registrou a PF na transcrição do depoimento de Meirelles.
O doleiro, que está condenado por ser usado como laranja de Youssef nas operações de lavagem de dinheiro, confirmou que “as contas mantidas pela RFY Import e Export Ltd receberam diversos depósitos ordenados por Alberto Youssef, tendo este lhe informado que se tratavam de pagamentos ilícitos”. Meirelles confirmou laudo pericial da PF que apontava os pagamentos feitos por Youssef na conta da RFY no banco Standard Chartered, em Hong Kong. Segundo ele, todos os valores “mais elevados” que entraram na conta da RFY foram determinados por Youssef. As movimentações de Youssef via conta da RFY envolviam tanto depósitos em moeda estrangeira no exterior quanto depósitos nas contas das empresas que controlava no Brasil. Recorda inclusive que Youssef mencionou que a Odebrecht lhe devia uma certa quantia e que seriam feitos diversos pagamentos para integralizar esse valor.
“Em relação ao depoimento de Leonardo Meirelles, a Construtora Norberto Odebrecht nega ter feito qualquer pagamento ou depósito em suposta conta de doleiro”, informou, em nota, a empreiteira. (AE)
Os comentários estão desativados.