Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 4 de outubro de 2025
Zeca usou as redes sociais para desabafar sobre agressão sofrida durante jogo da Série B.
Foto: ReproduçãoO lateral Zeca, do Coritiba, usou as redes sociais para desabafar sobre a agressão sofrida durante o jogo contra o Botafogo-SP, realizado na última sexta-feira (3), pela Série B do Campeonato Brasileiro. O jogador foi atingido com um tapa no rosto pelo zagueiro Edson, logo após o defensor ser expulso da partida. O episódio gerou grande repercussão nas redes e no meio esportivo.
“Em toda a minha carreira, jamais imaginei passar por algo assim. Ontem fui agredido por esse covarde. Não revidei e agi como um profissional deve agir, mas deixo registrada a minha indignação. Que nenhum colega de profissão tenha que passar pelo que passei”, escreveu Zeca em uma publicação feita em seu perfil oficial.
O lateral também destacou a importância de se buscar justiça diante do ocorrido. “A justiça seja feita”, escreveu o jogador, acrescentando ainda uma reflexão sobre o comportamento dentro e fora de campo: “Para refletir, aprender e melhorar, não apenas como profissional, mas também como ser humano”.
A agressão ocorreu nos minutos finais do primeiro tempo, logo após o árbitro expulsar Edson por uma cotovelada em Gustavo Coutinho, atacante do Coritiba. Durante a confusão que se formou entre os jogadores das duas equipes, Edson, já fora da partida, aproximou-se de Zeca e desferiu um tapa no rosto do lateral.
O árbitro Jonathan Pinheiro registrou todo o ocorrido na súmula oficial do jogo. Segundo o relato do juiz, Edson foi expulso “por golpear seu adversário com o braço no pescoço fora da disputa de bola com uso de força excessiva” — referindo-se ao lance com Coutinho — e, posteriormente, também pela agressão cometida contra Zeca durante o tumulto entre os atletas.
Após a intervenção da arbitragem e a retirada de Edson de campo, a partida seguiu normalmente até o apito final. No entanto, o incidente continuou sendo comentado nas redes sociais e veículos de imprensa esportiva, principalmente pela forma como a agressão foi cometida e pela postura de Zeca ao não revidar.
O caso agora deve ser analisado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que poderá aplicar uma punição mais severa ao zagueiro Edson. A expectativa é de que ele receba uma suspensão superior à automática, em função da natureza da agressão física cometida fora da disputa da bola.