Terça-feira, 20 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 20 de maio de 2025
Veículo tem adaptações para que o papa possa interagir com a multidão
Foto: Mercedes-Benz/DivulgaçãoMercedes-Benz Classe G totalmente elétrico. Este é o atual carro do Papa Leão XIV, que iniciou o seu pontificado de forma oficial neste domingo (18), após a missa inaugural.
O papamóvel foi especialmente desenvolvido para o Vaticano pela montadora alemã. O veículo é baseado no novo Classe G elétrico (G580 com tecnologia EQ). Na Alemanha, o veículo custa 142 mil euros, o que equivale a R$ 906 mil.
Com emissão zero, o novo veículo já vinha sendo utilizado pelo Papa Francisco desde dezembro de 2024, e representa um passo rumo à sustentabilidade, alinhando-se aos princípios da encíclica Laudato Si’, na qual o Papa Francisco defendia o desenvolvimento sustentável e o cuidado com o meio ambiente.
Desenvolvido com o Vaticano
O novo Papamóvel foi desenvolvido sob medida em estreita colaboração com o Vaticano. Seu sistema de propulsão elétrica foi especialmente adaptado para operar em velocidades extremamente baixas, típicas das aparições públicas do Papa.
O modelo mantém a tradicional pintura branca perolada e traz inovações como: assento central ajustável em altura e giratório, permitindo ao Papa interagir com o público de diferentes ângulos; dois assentos adicionais laterais para acompanhantes;
teto removido a partir da coluna B, com cobertura rígida opcional para proteção contra intempéries; porta traseira esquerda redesenhada artesanalmente e soldada à carroceria; motores elétricos próximos às rodas, otimizando a dirigibilidade em baixas velocidades.