Quarta-feira, 15 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil LEI DÁ MAIS PODER A ADVOGADOS EM INQUÉRITOS.

Compartilhe esta notícia:

A presidenta Dilma Rousseff já havia afirmado neste mês que todo o esforço do governo federal está voltado para impedir que o desemprego se eleve ainda mais. (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidenta Dilma Rousseff sancionou uma lei ampliando o Estatuto da Advocacia para dar mais prerrogativas à atuação de advogados em investigações. Pela nova regra, advogados passam a poder examinar, em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos em flagrante e apurações de toda natureza.

Isso vale para processo em andamento ou concluído. Esse direito já era assegurado para atuação nas delegacias de polícia, mas não liberava o acesso a outras instituições. Segundo especialistas, a legislação vai autorizar o acesso à instrução de procedimentos fechados, como análises do Banco Central e da Receita Federal, além de procedimentos administrativos, como os que investigam servidores públicos.

Fica liberada a cópia de peças, em meio físico ou digital, de todos os documentos, mesmo com o caso em andamento. Os advogados também poderão apresentar o contraditório e fazer pedidos, como a realização de diligências, durante a apuração de infrações.

O projeto de lei, de autoria do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), previa que os advogados poderiam requisitar as diligências. Dilma vetou essa possibilidade por recomendação do Ministério da Justiça. O argumento é de que, “da forma como [foi] redigido, o dispositivo poderia levar à interpretação equivocada de que a requisição a que faz referência seria mandatória, resultando em embaraços no âmbito das investigações e consequentes prejuízos à administração da Justiça”. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Mercadante ainda se ressente por deixar Casa Civil, dizem petistas. Agora no Ministério da Educação, ministro teria dito a Lula que governo vai se arrepender
Escolhido pelo ex-presidente Lula, criminalista diz estar certo de que não haverá denúncia criminal
https://www.osul.com.br/lei-da-mais-poder-a-advogados-em-inqueritos/ LEI DÁ MAIS PODER A ADVOGADOS EM INQUÉRITOS. 2016-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar