Quinta-feira, 13 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Cláudio Humberto Lei proíbe descontos no INSS e põe Lula em xeque

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Divulgação)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Como parte de um acordo para aprovar no Senado a indicação de dez autoridades indicadas por Lula (PT), incluindo o procurador-geral reconduzido Paulo Gonet, o líder da oposição, Rogério Marinho (PL-RN), emplacou na pauta de votações o projeto de lei já aprovado na Câmara que proíbe os “descontos associativos” que resultaram no roubo aos aposentados do INSS. Se Lula sancionar a lei, quem quiser se associar terá de pagar a mensalidade somente com boleto. Se não sancionar…

Dois gumes
Na oposição, a medida é considerada um sucesso: impede a roubalheira e eventual veto de Lula à lei só teria o propósito de poupar pilantras.

Garantido
Segundo Rogério Marinho, o projeto vai impedir que a estrutura do INSS seja utilizada por bandidos para roubar aposentados. Se for sancionado.

É simples
Aprovado na Câmara dos Deputado e no Senado, o projeto 1546/24 precisa apenas da sanção do presidente da República para virar lei.

PT tentou barrar
O projeto acabou aprovado por unanimidade no Senado, mas no pedido de urgência, nenhum dos 41 votos foi de um parlamentar do PT.

PT se anima com Haddad e projeta candidatura
O PT se assanhou com as críticas de Fernando Haddad ao projeto antifacção relatado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), ignorando o que a população pensa sobre combate à criminalidade. Agora, o PT já enxerga alguma disposição de Taxxad para disputar eleição em São Paulo. Em abril, abatido, Haddad nem topava falar sobre o assunto, mas petistas ilustres dizem que o ânimo mudou. Mas depende da decisão de Tarcísio de Freitas (Rep) de tentar a Presidência ou a sua reeleição.

Caso perdido
Muito bem avaliado pelos paulistas, Tarcísio tem chance de vencer já no primeiro turno, caso tente a reeleição. Sem Tarcísio, o cenário muda.

Assim, sim
Acham no PT que Haddad, ex-prefeito que não deixou saudades em São Paulo, teria melhores chances contra Ricardo Nunes (MDB) ou Derrite.

Vice com moral
Outro entrave é que, por ora, o PT ainda pretende dar preferência ao vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), virtualmente no páreo.

Janja Rousseff
Janja voltou a viralizar nas redes sociais, como quase sempre acontece quando a primeira-dama saca a agenda woke para lacrar em cima de esquerdoloides. Dessa vez, ela inventou uma tal de “pobreza energética”.

Nome promissor
Os defensores do nome de Tarcísio de Freitas (Rep) para presidente, cada vez em maior número no Congresso, ficaram animados com a Paraná Pesquisas apontando que o governador tem o maior potencial eleitoral, com 41,3% que admitem votar nele, contra 22,3% de Lula.

Recado claro
Caíram os votos favoráveis na CCJ do Senado a Paulo Gonet, reconduzido à Procuradoria-Geral da República. Ficou em 17 a 10. Em 2023, o placar foi de 23 a 4. Aprovado em Plenário, Gonet fica até 2027.

Falta independência
Na Comissão de Constituição e Justiça, Rogério Marinho (PL-RN) fez questão de anunciar o voto contra a recondução de Paulo Gonet. Disse que a PGR tem que servir à Constituição e “não interesses de ocasião”.

Joga junto
Segue a dobradinha Fernando Haddad (Fazenda) e Andrei Rodrigues contra o PL antifacção. O ministro e o diretor-geral da Polícia Federal se reuniram ontem (12) para um cafezinho enquanto falavam mal do projeto.

Brasileiros apoiam
Governos conservadores – Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG) e Celina Leão (DF) – se reuniram com o presidente da Câmara para manifestar apoio ao projeto que classifica de terroristas as organizações criminosas. “Tem apoio de mais de 80% dos brasileiros”, disse Caiado.

Fala, Correios
Sobre a gastança com a COP30, os Correios, em vias de falência, confirmaram os contratos e alegaram que são para “apoiar” a empresa no evento e que os valores são globais, podendo não ser tudo executado

Governo de volta
Com mais de US$ 35 (R$ 185) milhões em apostas, a plataforma Polymarket prevê 94% de chances para até este sábado (15) chegar ao fim do “shutdown” completo no governo americano.

Pensando bem…
…no Brasil é “facção”, mas em outros países chamam de máfia, cartel, cosa nostra, terrorista, quadrilha, sindicato…

PODER SEM PUDOR
Vovô twitteiro
Em campanha para a Presidência da República, no início do século, o octogenário Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), foi um dos primeiros políticos a utilizar as redes sociais como ferramenta política. Com fôlego de garoto, ficou viciado no Twitter, hoje X. Divulgava cada passo. Certa vez, em Bom Jesus da Lapa (BA), ele se viu sem sinal, nem conexão. Ao descobrir numa pracinha uma lan house onde a garotada jogava games, não titubeou. Meteu-se entre os meninos, escolheu um computador e ficou no Twitter por uma hora. (Por Cláudio Humberto, com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos – @diariodopoder)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editoriais de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Cláudio Humberto

Presidente da RGE depõe à CPI das Concessionárias na Assembleia gaúcha
A Ilha e o Clima: Taiwan na COP30
https://www.osul.com.br/lei-proibe-descontos-no-inss-e-poe-lula-em-xeque/ Lei proíbe descontos no INSS e põe Lula em xeque 2025-11-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar