Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Leia a opinião de personalidades sobre o futuro do presidente Michel Temer

Compartilhe esta notícia:

Fernando Meirelles é um dos que defende a saída de Temer. (Foto: Folhapress)

Quem acha que o presidente Michel Temer precisa sair do cargo argumenta que áudio da conversa entre ele e o empresário Joesley Batista é prova de crime de responsabilidade e deixa o presidente sem condições de conduzir o país. Para essas pessoas, exigir que Temer saia mostra intolerância contra a corrupção e negociatas na política.

Já os que dizem que o atual presidente deve permanecer no cargo afirmam que o áudio não compromete Temer e que as suspeitas de crime devem ser devidamente apuradas. Para os defensores do “Fica, Temer”, a saída do presidente poderá trazer mais instabilidade política e econômica ao Brasil, além de prejudicar as reformas necessárias para o país e defendidas por ele.

Entre 122 ouvidas, entre artistas, acadêmicos, empresários e intelectuais:

– 30 entendem que Michel Temer deveria deixar o cargo

– 1 defende afastamento temporário enquanto Temer estiver sendo julgado

– 81 não quiseram responder ou não enviaram suas opiniões

– 11 acham que Temer deveria continuar

Confira algumas opiniões:

Defensores do “Fora, Temer”

Jorge Kalil, cientista e professor da USP

“Temer deveria sair, e digo isso com muito pesar, já que ele está promovendo reformas estruturantes importantíssimas. A economia dá sinais de recuperação. No entanto, é inadmissível a postura conivente do presidente frente a relatos criminosos de um investigado no momento em que a sociedade clama por ética e transparência”.

Giovanni Guido Cerri, professor da USP e ex-secretário da Saúde do Estado de São Paulo

“Neste momento de crise econômica e política sem precedentes, a credibilidade do presidente é fundamental para conduzir o país a um caminho de crescimento e retomada de emprego”

Marcelo Serrado, ator

“Temer deve sair porque está mais que do que claro seu envolvimento nesse atos ilícitos. A questão é: quem assume? Esses deputados e senadores não nos representam mais. Vamos pedir eleições diretas, mas só vale para quem não estiver sendo investigado, ok?”

Fernando Meirelles, cineasta

“A solução é, como dizem nos morros do Rio, sair saindo. Só espero que com ele saia também seu tenebroso ministério, a começar por Osmar Serraglio, que, junto com os ruralistas, vem destruindo o país”.

Rodney William, babalorixá do grupo Ilê Obá Ketu Axé Omi Nilá

“Não há condição moral para que o governo prossiga diante dos últimos fatos. Impopular e unilateral, Temer mostrou que não possui legitimidade e não defende os interesses dos brasileiros, sobretudo das minorias.”

Zico, ex-jogador de futebol

“Temer deveria sair e resolver isso de que está sendo acusado. Só lamento o que está acontecendo no nosso país e torço para que tudo termine bem e os culpados sejam punidos”.

Marco Feliciano, pastor e deputado (PSC-SP)

“A situação de Temer se tornou insustentável. Como disse uma vez Júlio César: “À mulher de César não basta ser honesta, ela deve parecer honesta””.

Janaina Paschoal, advogada

“Temer teve a oportunidade de ser um estadista e não a aproveitou. Ele poderá se defender como qualquer cidadão, mas, ao que tudo indica, não tem os argumentos. A conversa, as reuniões e a mala são reais. Precisamos seguir adiante, nos termos da Constituição Federal”.

Frei Betto, assessor de movimentos sociais e escritor

“Temer deve sair e logo! Não é um presidente legítimo. É uma vergonha ver o PSDB dependurado nessa canoa furada, assim como me envergonhou ver o PT refém do PMDB. O Brasil merece ser governado por quem defenda os direitos dos trabalhadores, e não por quem insiste em anulá-los. Diretas-Já!”

Defensores do “Fica, Temer”

Silas Malafaia, pastor

“Não estou defendendo o caráter de Temer. Mas que país é o nosso em que, por causa de um grampo ilegal, cheio de ruídos e interrupções, o presidente é afastado? Se sou a favor disso, sou a favor de rasgar a Constituição”.

Eliana Calmon, ex-ministra do Superior Tribunal de Justiça

“Sou a favor da permanência de Temer por estarmos diante de um desgaste ético nacional, em que todos os políticos estão dentro do mesmo diapasão. A permanência do governo seria aconselhável para termos um governo, com economia mostrando sinais de equilíbrio”.

Maílson da Nóbrega, economista

“Corre-se o risco de uma alternativa pior”

Ives Gandra Martins, jurista

“A fita gravada, imprestável nos trechos denominados comprometedores, em nenhum momento compromete o presidente. De qualquer forma, todos os fatos deverão ser investigados até que se conheça a verdade real do golpe dado por dois empresários que se declaram corruptores de 1.823 políticos e que gozam da impunidade absoluta. Se o presidente for culpado, aí sim deverá renunciar”.

Raul Velloso, economista

“Tirá-lo desse jeito torto é condenável”.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Agente penitenciário é preso durante operação policial em Osório
Estados dão foro privilegiado a vereadores, auditores e até delegados
https://www.osul.com.br/leia-opiniao-de-personalidades-sobre-o-futuro-presidente-michel-temer/ Leia a opinião de personalidades sobre o futuro do presidente Michel Temer 2017-05-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar