Sexta-feira, 23 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Leonardo Pascoal defende bloco regional da Bacia do Sinos

Compartilhe esta notícia:

O evento aconteceu no auditório da Associação dos Auditores Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre, na última terça-feira (13). (Foto: Divulgação/ Jesiel Boschetti)

Nesta semana, o presidente do Consórcio Pró-Sinos e prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, participou do seminário sobre o novo Marco Legal do Saneamento e o impacto da privatização da Corsan nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, promovido pela Associação dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal). No evento, Pascoal voltou a defender a adoção das bacias hidrográficas como critério para regionalização do saneamento básico, conforme previsto na Lei 14.026/20.

“Precisamos, de forma muito clara e assertiva, discutir a regionalização do saneamento porque, se esse tema não for bem definido, com a desestatização da Corsan, correremos o risco de eventualmente ter algumas dezenas de municípios sem viabilidade de um serviço economicamente viável para o atendimento do abastecimento de água e da coleta e tratamento de esgoto”, afirmou Pascoal.

Segundo o presidente do consórcio, a privatização da companhia e a regionalização do saneamento precisam ser discutidas paralelamente. “Hoje, um pequeno grupo de municípios acaba por financiar as operações da companhia. O governo do Estado vem propondo uma consulta pública nesse sentido, para que isso seja feito sem que haja risco para as cidades de menor porte”, destacou.

Em abril deste ano, o presidente do Pró-Sinos e sua diretoria estiveram reunidos com o secretário do Meio Ambiente e Infraestrutura do RS, Luiz Henrique Viana, e foi reforçada a proposta de adoção das bacias hidrográficas como critério para regionalização do saneamento. “Temos uma caminhada bastante significativa nessas organizações regionais e conhecemos profundamente a realidade das cidades que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos”, finalizou Pascoal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Havan prevê abertura de 10 megalojas em 2021
Simers lança programa de capacitação para associados e seus colaboradores
https://www.osul.com.br/leonardo-pascoal-defende-bloco-regional-da-bacia-do-sinos/ Leonardo Pascoal defende bloco regional da Bacia do Sinos 2021-07-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar