Quarta-feira, 01 de Abril de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
26°
Fair

Agro Recorde da safra brasileira de grãos será de 230 milhões de toneladas

Produção recorde deve cheguar a 232 milhões de toneladas. (Foto: EBC)

Em novo levantamento, a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) ampliou o recorde da safra brasileira de grãos. A companhia prevê que a safra deve passar de 230 milhões de toneladas.

Este é o oitavo levantamento da safra de grãos 2016/2017. A previsão da Conab é de que a produção recorde chegue a 232 milhões de toneladas, um aumento de 24% em relação à safra passada e de 1,7% na comparação com o balanço anterior. O alto número se justifica pelo aumento de 3,5% na área plantada e pelas boas condições climáticas.

De acordo com a Conab, a produtividade cresceu em quase todas as regiões do País. “A produtividade da soja deve estar em torno de 3,4 mil quilos por hectare. Essa produtividade é muito acima da média do que se viu e no que observamos nas 20 safras anteriores”, explicou Haroldo De Oliveira Neto, superintendente da Conab.

A soja teve um crescimento de produção de 18,4%. O milho deve crescer quase 40% em relação à safra passada. Para o secretário-adjunto de Políticas Agrícolas, o escoamento está garantido, mesmo com uma safra tão grande. Em relação aos preços, Sávio Pereira diz que estão em queda. Mas, a redução pode ser compensada pela maior demanda da China.

“Surpreendentemente, a China a cada ano que se estima a demanda, ela acaba sendo superada. E nesse momento está acontecendo isso. A China está comprando mais do que o esperado”, falou Pereira.

Estimativa desagregada

O feijão primeira safra deve alcançar 1,38 milhão de toneladas, 33,6% maior do que a safra passada, sendo 862,2 mil para o tipo carioca, 318,3 mil para o preto e 201,5 mil toneladas para o caupi.

Já o algodão pluma deve crescer 11,9%, chegando a 1,44 milhão de toneladas, mesmo com uma redução de 3,1% na área cultivada.

A previsão de safra do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é de R$ 233 milhões de toneladas, número pouco maior em relação ao levantamento da Conab. (AG)

tags: conabSafra

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Agro

Vírus da febre amarela que circula no Brasil sofreu mutação inédita, diz pesquisa
Dinheiro não dá em árvore, fazer dívidas é o caminho mais rápido para a ruína financeira
Deixe seu comentário
Pode te interessar