Quinta-feira, 28 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Esporte Lewis Hamilton venceu o grande prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1

Compartilhe esta notícia:

Pódio no Azerbaijão com Hamilton, Raikkonen e Perez. (Foto: Reprodução)

Lewis Hamilton vinha numa discreta terceira posição em Baku, diante do domínio de Sebastian Vettel e Valtteri Bottas. Mas, como num passe de mágica, uma série de acontecimentos mudou a corrida, e o inglês herdou a liderança a três voltas do fim para vencer pela primeira vez na temporada. E mais: o piloto da Mercedes assumiu a primeira posição no campeonato com 70 pontos, contra 66 de Vettel.

A corrida no Azerbaijão teve uma reviravolta quando Max Verstappen e Daniel Ricciardo se chocaram na briga pela quarta posição e provocaram intervenção do safety car. Bottas, que ainda não tinha feito o pit stop e liderava temporariamente, aproveitou para trocar os pneus supermacios usados desde a largada por ultramacios novos, enquanto Vettel, que já havia feito a mudança de supermacios para macios, fez novo pit stop para ficar nas mesmas condições do finlandês nas voltas finais e tentar um ataque.

Na relargada, Vettel tentou ultrapassar Bottas, mas errou a freada no fim da reta dos boxes e perdeu a segunda e terceira posições para Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen. Mas logo depois o finlandês deu um incrível azar ao passar em cima de um detrito na reta dos boxes e ter o pneu traseiro direito furado, tendo de abandonar. Hamilton cruzou a linha de chegada com tranquilidade à frente de Raikkonen e Sergio Perez, que passou Vettel e jogou o alemão quarto.

Completaram a zona de pontuação, da quinta à décima posições Carlos Sainz (Renault), Charles Leclerc (Sauber), Fernando Alonso (McLaren), Lance Stroll (Williams), Stoffel Vandoorne (McLaren) e Brendon Hartley (STR).

A largada

Vettel largou bem e manteve a primeira posição, à frente de Hamilton, Bottas, Ricciardo e Verstappen, numa manutenção dos cinco primeiros no grid. Esteban Ocon ganhou o sexto lugar de Raikkonen na primeira curva, e o finlandês tentou dar o troco na curva 3, mas os dois carros se tocaram. O francês abandonou, enquanto Raikkonen teve de ir aos boxes trocar a asa dianteira. Mais atrás, Alonso e Sirotkin se tocaram: fim de corrida para o russo e pit stop do espanhol para troca do bico e do pneu dianteiro direito. O safety car foi acionado e ficou por cinco voltas.

Momentos-chave do GP do Azerbaijão

1. Verstappen passou Ricciardo e pulou para quarto, e Sainz aproveitou a briga para superar o australiano e chegar ao quinto lugar.

2. Verstappen cortou uma curva, foi ultrapassado por Sainz mas logo depois conseguiu o troco.

3. Na nona volta, Sainz finalmente conseguiu ultrapassar Verstappen aproveitando a asa móvel na reta dos boxes e os pneus ultramacios, enquanto o holandês usava supermacios.

4. Hulkenberg também passou Verstappen e subiu para quinto.

5. Nico Hulkenberg tocou no muro e abandonou a corrida, mas não houve intervenção do safety car dessa vez.

6. Ricciardo tentou passar Verstappen e levou o troco, com os carros se tocando, mas os dois continuaram na corrida.

7. Após atingir 342 km/h, Raikkonen superou Stroll na 14ª volta e assumiu a oitava colocação.

8. Na 17ª passagem, Kimi ultrapassou Leclerc e subiu para o sexto lugar.

9. Marcus Ericsson escapou na freada mas evitou a batida.

10. Perez levou a melhor sobre Stroll e chegou à oitava posição.

11. Quando vinha diminuindo a diferença em relação a Vettel, Hamilton errou a freada do fim da reta dos boxes na 22ª de 51 voltas, logo depois de vazer a volta mais rápida.

12. Com o pneu dianteiro esquerdo prejudicado pela travada, Hamilton teve de ir aos boxes antes do previsto e colocou pneus macios para ir até o fim da prova.

13. No segundo round Verstappen x Ricciardo, o australiano outra vez levou o troco.

14. Fernando Alonso deu uma escapada mas voltou à corrida, em 12º lugar.

15. Vettel fez seu pit stop na volta 31 de 51 e colocou pneus macios prevendo completar a prova com esse jogo.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Esporte

Campanha da candidatura do Rio para sediar a Olimpíada teve pedidos de “mimos”
Neymar evolui bem e já não tem mais o pé imobilizado, informou o PSG
https://www.osul.com.br/lewis-hamilton-venceu-o-grande-premio-do-azerbaijao-de-formula-1/ Lewis Hamilton venceu o grande prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 2018-04-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar