Terça-feira, 30 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Liberação das emendas vai atrasar

Compartilhe esta notícia:

Giovani Cherini (PDT-RS), coordenador da bancada federal gaúcha na Câmara dos Deputados. (Foto: Câmara Federal)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Flavio Pereira

Deputados e prefeitos que contam com a liberação de recursos oriundos das emendas parlamentares terão de esperar ainda mais. Coordenador da bancada federal gaúcha, o deputado Giovani Cherini (PDT) informou nessa quarta-feira à noite à coluna que esteve com o vice-presidente da República, Michel Temer, coordenador político do governo, de quem recebeu a informação de que o prazo final para desbloqueio dos recursos das emendas foi prorrogado por mais 60 dias contados a partir de 30 de junho, que era a data final prevista no decreto do contingenciamento de verbas. O caso, porém, é mais sério: ainda existem restos a pagar das emendas individuais de 2011, 2012 e 2013.

Frente da Suinocultura
Coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Suinocultura Gaúcha, o deputado Aloisio Classmann comemora a emissão para os Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na próxima semana, em Paris, do certificado de área livre de Peste Suína Clássica (PSC) da Organização Mundial de Saúde Animal. É a primeira vez que a OIE vai reconhecer zonas e países livres da doença. Classmann, que vai integrar a comitiva gaúcha que participará do ato, lembra que, no Estado, a cadeia suína movimentou, em 2014, mais de U$ 13 bilhões.

O corte de verbas na saúde
Líder do governo na gestão de Tarso Genro, o deputado Valdeci Oliveira conseguiu aprovar nessa quarta-feira, na Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, requerimento que convida o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo, a prestar explicações aos deputados estaduais sobre os cortes de recursos realizados pela pasta. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

Tiro no pé
A estratégia dos servidores contra a política salarial do município, ao impedir o acesso dos colegas ao prédio da administração da prefeitura e, ao mesmo tempo, bloquear o acesso de veículos na rua Siqueira Campos, no Centro da Capital, produziu dois resultados negativos. Primeiro: a falta de servidores no prédio da prefeitura impediu que a folha de pagamento fosse confeccionada no prazo normal e os salários de todos os funcionários vai atrasar. Segundo: o bloqueio da rua Siqueira Campos gerou antipatia e rejeição da população ao movimento dos servidores.

Operação Zelotes mais rápida
Para desespero dos empresários nela envolvidos, a Operação Zelotes, que investiga empresas que corrompiam membros do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), vai andar com rapidez. A investigação será acelerada, depois que foi aprovado o desmembramento das investigações pelos delegados da Polícia Federal.

Chegada de haitianos
A controversa chegada de mais uma leva de imigrantes haitianos ao Estado, despachados de ônibus pelo governo do Acre, preocupa os deputados gaúchos. Nessa quarta-feira, a deputada Manuela d’Ávila (PCdoB) apresentou, em parceria com Pedro Ruas (PSol), requerimento pedindo a antecipação da audiência pública para tratar a situação dos imigrantes no RS para o dia 2 de junho. Originalmente, a audiência estava marcada para o dia 9 de junho.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

PROPOSTA CONTRA O CALOTE
Dança dos números
https://www.osul.com.br/liberacao-das-emendas-vai-atrasar/ Liberação das emendas vai atrasar 2015-05-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar