Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Líder iraniano diz que Trump não conseguirá derrubá-lo e ameaça afundar porta-aviões norte-americano

Compartilhe esta notícia:

USS Abraham Lincoln é um super-porta-aviões de propulsão nuclear norte-americano.

Foto: US
USS Abraham Lincoln é um super-porta-aviões de propulsão nuclear norte-americano. (Foto: US)

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, afirmou nesta terça-feira (17) que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não conseguirá derrubar a República Islâmica. Ele também fez ameaças ao porta-aviões norte-americano USS Abraham Lincoln, que estaria operando nas proximidades da região.

As declarações ocorrem em meio à retomada das negociações entre Estados Unidos e Irã, mediadas por Omã, com o objetivo de estabelecer limites ao programa nuclear iraniano. Washington exige que Teerã restrinja suas atividades nucleares, enquanto o clima diplomático é marcado por uma escalada de tensões políticas e militares.

Na segunda-feira (16), Trump afirmou que participa “indiretamente” das conversas realizadas em Genebra e disse acreditar que o governo iraniano deseja chegar a um acordo. Ao mesmo tempo, voltou a advertir sobre possíveis consequências caso as tratativas fracassem.

“Estarei envolvido indiretamente nas negociações, vamos ver o que vai acontecer. Acho que eles são maus negociadores, porque poderíamos ter tido um acordo em vez de enviar os B-2 para destruir o potencial nuclear deles. E tivemos que enviar os B-2”, declarou o presidente a jornalistas a bordo do Air Force One. “Não acho que eles queiram as consequências de não fechar um acordo”, acrescentou.

Uma autoridade iraniana de alto escalão afirmou à agência Reuters que o êxito das negociações dependerá “da seriedade dos Estados Unidos em suspender as sanções e evitar exigências fora da realidade”. Segundo a mesma fonte, o Irã participa das conversas com propostas consideradas “genuínas e construtivas”.

Também na segunda-feira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, declarou que alcançar um entendimento com o Irã “será difícil” e classificou os aiatolás que governam o país como radicais.

As negociações buscam reduzir o risco de um novo agravamento da crise no Oriente Médio, em um cenário já marcado por instabilidade geopolítica e desconfiança mútua entre os dois países.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Polícia Federal faz buscas para investigar vazamentos de dados da Receita Federal de ministros do Supremo
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Pode te interessar
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x