Quinta-feira, 20 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Viagem e Turismo Lisboa e Madri estarão ligadas por um trem de alta velocidade antes de 2030; conheça o projeto

Compartilhe esta notícia:

O projeto prevê um trajeto de trem de cinco horas antes de 2030. (Foto: Reprodução)

Uma linha ferroviária direta entre Lisboa e Madri está prevista para ser inaugurada antes de 2030, segundo um acordo alcançado entre os governos de ambos os países e a Comissão Europeia, anunciou recentemente o Ministério das Infraestruturas de Portugal. O projeto prevê um trajeto de trem de cinco horas antes de 2030, que será reduzido para cerca de três horas antes de 2034 graças à alta velocidade, detalhou o comunicado do governo português.

“Este projeto é mais do que uma simples conexão ferroviária, representa um passo em direção ao futuro da mobilidade sustentável e da coesão europeia”, destacou o ministro português das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz.

Atualmente, não existem trens diretos entre as duas capitais. As duas cidades ibéricas estão conectadas por cerca de quarenta voos diários, com uma duração média de uma hora.

O projeto faz parte de uma estratégia para oferecer uma alternativa mais competitiva para os viajantes e uma opção mais ecológica, alinhada com os objetivos climáticos europeus, lembrou o Ministério.

Ambos os países também se comprometeram a estudar, antes de 2027, os custos e benefícios de uma possível adaptação da bitola ibérica ao padrão europeu. As ferrovias de Espanha e Portugal têm atualmente uma bitola diferente do padrão europeu, exceto nas linhas de alta velocidade espanholas.

De Paris a Berlim

Para os viajantes apaixonados por trens, há muitas novas rotas disponíveis na Europa. Um serviço diurno direto entre Paris e Berlim, com duração de aproximadamente oito horas, começou a operar em dezembro. Os bilhetes para essa rota – que também faz paradas em Estrasburgo (França), Karlsruhe e Frankfurt (Alemanha) – custam a partir de € 60 (cerca de US$ 62 ou R$ 359). Esse novo trajeto complementa o serviço noturno mais lento que liga as capitais francesa e alemã, lançado no final de 2023.

Alberto Mazzola, diretor executivo da Comunidade das Empresas Ferroviárias e de Infraestrutura Europeias, classificou a nova rota Paris-Berlim como “uma conexão importante entre duas grandes capitais europeias”. No entanto, ele destacou que a linha é apenas parcialmente de alta velocidade e que, com a infraestrutura adequada, o tempo de viagem poderia cair para cerca de cinco horas:Há uma oportunidade de fazer ainda melhor.”

A operadora espanhola Renfe também está expandindo sua presença na França. A empresa anunciou um serviço de alta velocidade entre Barcelona (Espanha) e Toulouse (França). A viagem de três horas e meia inclui paradas em Perpignan e Carcassonne (França), além de Girona (Espanha), entre outras cidades. Esse serviço será sazonal.

Outras conexões de alta velocidade também estão em desenvolvimento, incluindo trajetos entre Belgrado (Sérvia) e Budapeste (Hungria); Lisboa e Porto (Portugal); e Praga e Brno (República Tcheca). As informações são da agência de notícias AFP e do jornal The New York Times.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Viagem e Turismo

Se você possui o hábito da leitura e está procurando por um par, saiba que pode ser mais fácil do que pensa
Evite golpes, mas descubra quem liga: como atender ligações sem falar nada
https://www.osul.com.br/lisboa-e-madri-estarao-ligadas-por-um-trem-de-alta-velocidade-antes-de-2030-conheca-o-projeto/ Lisboa e Madri estarão ligadas por um trem de alta velocidade antes de 2030; conheça o projeto 2025-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar