Quarta-feira, 14 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 1 de janeiro de 2016
No dia 30 de janeiro, às 18h30min, Daniel Maluhy, 37 anos, estará no altar da tradicional Nossa Senhora do Brasil, uma das mais concorridas igrejas de São Paulo, à espera da noiva, Roberta Camargo, 32. Ela entrará com o pai, Julio Camargo, ex-consultor da Toyo Setal e ex-representante de empresas como a Samsung, condenado no escândalo da Lava-Jato e um dos delatores da operação.
As revelações do lobista foram a principal origem da denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Camargo admitiu fazer parte do esquema de pagamentos de propina à Petrobras e foi multado em 40 milhões de reais, a serem pagos à União.
O ex-consultor, em depoimento à Justiça Federal em julho passado, disse que foi pressionado pelo presidente da Câmara a pagar 10 milhões de dólares em propinas para que um contrato de navios-sonda com a estatal fosse viabilizado. Relatou que, desse valor, o parlamentar peemedebista se disse merecedor de 5 milhões de dólares. Cunha nega todas as acusações.
Em agosto, Camargo foi condenado a 14 anos de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro, pena que, em virtude da colaboração, foi comutada para cinco anos em regime aberto, sem necessidade de uso de tornozeleira.
Assim, ele poderá aproveitar a cerimônia e uma festa para 600 convidados no Jockey Clube de São Paulo, que já presidiu interinamente.
Casal.
Roberta é, com o irmão, Julio Belardi de Almeida Camargo, o Julinho, sócia do pai no haras Old Friends. De acordo com documento da Junta Comercial de São Paulo, a participação dela na empresa é de 2 mil reais em um capital de 200 mil reais.
O noivo, Maluhy, tem uma loja de artigos religiosos em Aparecida, interior paulista. Na Junta Comercial de São Paulo consta que o capital da empresa é de 20 mil reais.
Só o aluguel dos salões reservados pelo casal custa entre 50 mil reais e 70 mil reais. Funcionários envolvidos na organização do evento relataram que Roberta e Maluhy desembolsaram 350 reais por convidado para o bufê, comandado pelo chef francês Pascal Valero. As bebidas alcoólicas não estão incluídas no pacote de 210 mil reais.
Cerimonialistas consultadas pela reportagem disseram que uma cerimônia na Nossa Senhora do Brasil custa, em média, 20 mil reais incluindo a taxa da igreja, a contratação de coral e orquestra e a decoração. O valor, porém, pode ser dividido entre as noivas que casam no mesmo dia. Os convites começaram a ser entregues antes do Natal, logo depois que o casal fez o casamento civil, no último dia 17.
Um dos presentes mais caros da lista é um fogão de cinco bocas de 15 mil reais. Artigos de luxo da grife Tânia Bulhões, como um porta-requeijão (520 reais), um porta-guardanapos (690 reais) e um porta-adoçantes (1.160 reais), feitos de prata, além de um aparelho de jantar em porcelana (6.780 reais), também constam da lista de pedidos do casal.
Casal Daniel Maluhy e Roberta Camargo. (Crédito: Reprodução)
Lobista.
Camargo foi um dos primeiros executivos a fechar acordo de delação premiada para colaborar com as investigações da Lava-Jato.
Um dia antes de revelar que havia pagado propina a Cunha, o lobista disse ao juiz Sergio Moro que repassou 4 milhões de reais ao ex-ministro José Dirceu. O dinheiro, segundo ele, teria saído de uma conta-corrente que dividia com o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o ex-gerente Pedro Barusco para pagamentos de propina. Cunha e Dirceu negam todas as acusações. (Folhapress)