Quinta-feira, 08 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2015
As ruas dos Centro da Capital gaúcha ficaram mais coloridas na tarde desta quinta-feira (20). Para divulgar a 4ª edição do Projeto Loja Sustentável, a equipe de Marketing da CDL POA e membros da turma do Projeto Pescar da entidade percorreram cerca de 150 lojas da Rua dos Andradas e entorno distribuindo mudas doadas pela Floricultura N Flores, de Camaquã, ganhadora do projeto na edição 2014.
De acordo com a Gestora de Marketing da CDL POA, Arlete Bernardes, o objetivo da ação é o de incentivar os lojistas a inscreverem as empresas no projeto, buscando divulgar as práticas sustentáveis utilizadas em cada empreendimento. “Queremos despertar a consciência da sustentabilidade, a importância de adotar ações que possam contribuir com o ambiente, além de gerar uma economia muito grande para as lojas”, revelou.
E, ao longo da Rua dos Andradas, muitos estabelecimentos já tinham exemplos que poderiam fazer parte do projeto. A consultora de vendas da Óptica Foernges, Shaiane Fernandes, afirmou que a empresa, há aproximadamente quatro anos, já separa o lixo produzido, além de recolher e doar lentes de acrílico que não são mais utilizadas pelos clientes, para que possam ser aproveitadas em trabalhos de artesãos.
Já o gerente da Aduana, localizada na esquina da Andradas com a Dr. Flores, Mário Kretzkei, se interessou em buscar mais informações no site do Loja Sustentável. “Aqui na loja já separamos papelão e plástico, que são encaminhados à reciclagem, mas sempre é bom conhecermos novas práticas que possam ser aplicadas”, disse.
No Mário Marzana Bistrô, segundo o gerente Fabiano Souza, não são utilizados copos plásticos e o óleo de cozinha é recolhido por uma empresa especializada que dá a ele o destino correto no meio ambiente. “Essas e outras ações, como a coleta diária do lixo produzido, já fazem parte da nossa rotina”, declarou.
Inscrições
Os lojistas têm até segunda-feira (31) para inscreverem suas empresas no Projeto Loja Sustentável. Entre as vantagens, estão a inscrição e participação totalmente gratuita, além de ganhar a orientação de uma consultoria especializada e, ao final, o recebimento de um selo de certificação. Os três primeiros colocados ganham as distinções Diamante, Ouro e Prata.
Para participar, as lojas precisam ter ações de sustentabilidade, como a coleta seletiva, utilização de lâmpadas LED, utilização de folhas para rascunho/impressão frente e verso, destinação de eletrônicos, luzes com acionamento automático, programa de gerenciamento de resíduos, seminários e oficinas práticas para sensibilizar os colaboradores sobre questões ambientais, entre outros.
Na edição de 2014, foram inscritas 44 práticas sustentáveis e 30 receberam o reconhecimento da CDL e da EDS Engenharia e Desenvolvimento, parceira no projeto.