Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Londres reduz limites de velocidade para 32 quilômetros por hora em 25% das ruas, e mortes caem

Compartilhe esta notícia:

Chamadas “zonas de 20 milhas por hora” cobrem 280 quilômetros de ruas. (Crédito: Reprodução)

Um estudo recente mostra que a cidade de Londres (Inglaterra) já atingiu a meta estabelecida para 2020 de reduzir em 40% o número de mortos e feridos graves em acidentes de trânsito. Um dos principais fatores destacados pela prefeitura e ativistas é o foco na implementação do limite de 20 mph (milhas por hora) – 32 quilômetros por hora – em ruas e avenidas estratégicas da capital britânica.

São as chamadas “20 mph zones”, que já representam 25% de todas as vias de Londres, ou 280 quilômetros de ruas com esse limite. O percentual mais do que dobrou desde que o atual prefeito, o conservador Boris Johnson, assumiu. No seu primeiro ano de governo, entre 2008 e 2009, 11% das ruas obedeciam esse patamar, segundo dados da prefeitura.

Oito novas faixas foram anunciadas em março deste ano, entre elas uma que liga o famoso Big Ben à também turística London Bridge, e em outros trechos movimentados, como nas regiões de Camden Town, Earls Court e King Cross. Parte delas tinha velocidade máxima de 32 mph, ou 51 quilômetros por hora.

As chamadas vias expressas continuam com limites maiores, mas a prefeitura trabalha para que as demais sigam a tendência das “20 mph zones”. O bairro de Tower Hamlets quer que todas as suas ruas tenham esse patamar e conta com apoio popular: em consulta pública, 80% dos moradores aprovaram a redução de velocidade.

No fim de 2012, a prefeitura divulgou um plano cuja prioridade era a redução em 40% do grupo chamado de “KSI” (“killed and seriously injured”, ou morto e gravemente ferido).

Para tanto, anunciou foco em medidas como as zonas de 20 mph, instalação de câmeras de vigilância, fiscalização de veículos, programa de educação no trânsito entre outras coisas. Como parâmetro, utilizou a média anual de 3,6 mil ocorrências entre 2005-2009. Balanço divulgado pela prefeitura em junho deste ano aponta 2,1 mil registros em 2014, queda de 40% como queriam as autoridades para seis anos mais tarde.

Na análise do número de mortos, separando-o dos de feridos com gravidade, a proporção é a mesma: 127 em 2014 ante a média de 211. Quando se leva em conta somente ocupantes de veículos como vítimas, a redução chega a 67%, ou, em números absolutos, de 949 para 316. Agora, a prefeitura quer reduzir pela metade esses novos índices até 2020.

Pedestres e ciclistas.

Duas entidades que militam na segurança do trânsito em Londres ouvidas pela reportagem, “Brake” e “Living Streets”, consideram as zonas de 20 mph como fundamentais para a mudança. “A prova de que a redução do limite de velocidade reduz o número de mortes é irrefutável. Se você é atingido por um carro a 20 mph, tem 97% de chances de sobreviver, mais do que se for a 35 mph [56 quilômetros por hora], cuja probabilidade é de 50%”, diz Sarah Williams, diretora da “Living Streets”.

Ambas destacam que, se o passageiro está mais protegido, o mesmo, por enquanto, não se aplica a pedestres e ciclistas. “Londres ainda está longe de uma história de sucesso total. Apesar da queda do ‘KSI’, os ferimentos leves crescem e isso é importante porque atinge as pessoas que caminham nas ruas e pedalam”, destaca Ed Morrow, diretor da “Brake”.

Os dados confirmam seu discurso: os “ferimentos leves” cresceram 15% em 2014, em relação a 2013, sendo que pedestres, motociclistas e ciclistas representam 80% das vítimas de colisão. “Eu não acho, diante disso, que as ruas estão mais seguras. Há muito a fazer ainda”, ressalta Sarah.

Uma análise separada só de ciclistas feridos “leves” aponta um aumento de 73% de ocorrências desde 2009. A prefeitura justifica que o percentual segue a mesma proporção do aumento do uso de bicicletas, que teria dobrado em Londres de lá para cá como resultado da política de incentivo ao ciclismo.
Nas ruas com 20 mph, quem for flagrado acima desse limite perde três pontos na carteira de habilitação e leva multa de 100 libras (510 reais). Quem atinge 12 pontos em três anos tem a licença para dirigir suspensa por pelo menos seis meses, podendo chegar a dois anos, dependendo da reincidência. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Um gato que faz sucesso ao fazer cara de surpresa, alegria, dúvida e até raiva
Contas públicas fecham com rombo de 9,3 bilhões de reais
https://www.osul.com.br/londres-reduz-limites-de-velocidade-para-32-quilometros-por-hora-em-25-das-ruas-e-mortes-caem/ Londres reduz limites de velocidade para 32 quilômetros por hora em 25% das ruas, e mortes caem 2015-07-31
Deixe seu comentário
Pode te interessar