Terça-feira, 02 de dezembro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de dezembro de 2025
O governo gaúcho anunciou nessa terça-feira (2) o diretor teatral e ex-secretário municipal da Cultura Luciano Alabarse, 72 anos, como presidente da Fundação Teatro São Pedro (FTSP). Ele substitui o jornalista, crítico, professor e ex-vice-governador Antônio Hohlfeldt, demitido na semana passada após expor publicamente a carência de pessoal na instituição.
“Recebo com alegria o convite para pertencer ao quadro da Fundação”, agradeu o novo comandante, após encontro com o governador Eduardo Leite no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), em Porto Alegre. Também estavam presentes o titular da Secretaria da Cultura (Sedac), Eduardo Loureiro, e seu adjunto Fabiam Thomas (que vinha comandando interinamente a FTSP nos últimos dias).
Formado em Licenciatura em Artes Cênicas, Alabarse é diretor de teatro desde 1974. Trata-se de uma figura de destaque nos meios culturais, acumulando cinco troféus do Prêmio Açorianos na categoria “Direção” e a experiência em gestão pública como titular da Secretaria Municipal da Cultura em Porto Alegre e também em Canoas (Região Metropolitana da Capital).
Sua produção mais recente nos palcos foi “As Cadeiras”, baseada em texto do romeno Eugène Ionesco (1909-1994) e que estreou há duas semanas no Teatro de Câmara Túlio Piva. Em 2026, ele suas cinco décadas de carreira serão celebradas com o lançamento do livro “Direções”.
Elogios
“Com quase 50 anos dedicados à cultura, Alabarse assume a FTSP com o compromisso de dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido na instituição nos últimos anos”, declarou o governador Eduardo Leite em postagem nas redes sociais.
Ele acrescentou: “Tenho plena confiança de que Alabarse conduzirá este momento com diálogo, verdade e compromisso com o que realmente importa: fortalecer ainda mais a nossa cultura. O Theatro São Pedro segue mais vivo do que nunca. Este é o governo que está investindo R$ 50 milhões no seu maior restauro histórico, após termos concluído o Multipalco, garantindo que esse patrimônio siga pulsando cultura para todo o Rio Grande do Sul”.
Sobre a indicação, o secretário Eduardo Loureiro, frisou tratar-se de uma avaliação realizada de forma conjunta: “Nós o escolhemos pelo currículo, pelo histórico e pelo trabalho desenvolvido nas instituições pelas quais passou. Considerando tudo isso, avaliamos que Alabarse teria o perfil adequado”.
Programação
Uma coletiva de imprensa no Multipalco Eva Sopher (anexo ao TSP, em fase de obras de readequação) detalhou nessa terça-feira a programação do complexo para o próximo trimestre. Também foi anunciado o financiamento inédito do Plano Anual de Atividades da instituição, com patrocínio por meio da Lei Rouanet.
“Em 2025, o governo gaúcho investiu mais de R$ 190 milhões no setor cultural, dentre ações de fomento, qualificação de espaços e apoio ao setor”, ressaltou a Sedac no site oficial estado.rs.gov.br.
(Marcello Campos)
Voltar Todas de Rio Grande do Sul