Sexta-feira, 29 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula acha que Dilma deveria acabar com fator previdenciário

Compartilhe esta notícia:

(Foto: Yuri Cortez/AFP)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse a aliados que a presidente Dilma Rousseff, também do PT, perdeu a oportunidade de “dar uma faturada” na discussão das regras para concessão de aposentadorias.

Ele acredita que Dilma deveria se posicionar contra o fator previdenciário –criado com a intenção retardar as aposentadorias de quem deixa o serviço mais cedo–, já que o mecanismo foi flexibilizado em votação na Câmara dos Deputados na última quarta-feria (13).

Em conversas, o ex-presidente disse ainda que se arrepende de ele mesmo não ter extinguido essas regras durante seu governo. Criado na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), o fator é calculado de acordo com a idade do trabalhador, tempo de contribuição e expectativa de vida.

Em 2009, penúltimo ano de seu segundo mandato, foi à votação proposta do senador Paulo Paim (PT-RS) para acabar com o fator previdenciário. Mas o governo Lula avisou que só concordaria se fosse adotada nova fórmula para concessão de aposentadoria. Para o ex-presidente, Dilma deveria ter defendido o fim do fator previdenciário durante a disputa presidencial.

Além do próprio Lula, o comando do PT é contra um eventual veto da presidente à medida provisória que flexibiliza as regras para que o trabalhador tenha direito à aposentadoria integral. (Folha)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Deixe seu comentário

Os comentários estão desativados.

“A imagem do País é fundamental para atrair investimentos”, diz o presidente da Apex-Brasil durante evento em Porto Alegre
Polícia Federal incinera 990 kg de maconha e cocaína em Passo Fundo
Pode te interessar