Domingo, 08 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo “Foi amor à primeira vista”, diz Lula sobre Trump

Compartilhe esta notícia:

Lula e Trump devem se encontrar novamente na primeira semana de março

Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula e Trump devem se encontrar novamente na primeira semana de março. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta sexta-feira (6), que “agora é amigo de Trump”. Declaração ocorreu na Bahia, durante o lançamento de ações do “Novo PAC Saúde”, que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS).

“Eu agora sou amigo do Trump. Ele toda hora fala que tivemos uma química e foi amor a primeira vista. Sabe porque, gente? Porque ninguém respeita quem não se respeita”, disse Lula.

Em setembro do ano passado, ao se encontrar com o presidente Lula pela primeira vez, Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, afirmou eles tiveram uma “química excelente”.

“Nós não tivemos muito tempo para falar aqui, foram tipo, 20 segundos, conversamos, tivemos uma boa conversa e combinamos de nos encontrar na semana que vem, se for do seu interesse. Ele parecia um homem muito legal, na verdade, ele gostava de mim, eu gostava dele. E eu só faço negócios com pessoas de quem gosto.”, afirmou Trump em meio ao imbróglio do tarifaço sob produtos brasileiros imposto pelos Estados Unidos.

Lula e Trump devem se encontrar novamente na primeira semana de março, segundo o petista. “Eu estou marcando, possivelmente na primeira semana de março, para ter uma conversa olho no olho com o presidente Trump”, afirmou Lula em entrevista ao UOL nessa quinta-feira (5).

Minerais críticos

O Brasil descarta aderir à aliança dos Estados Unidos sobre minerais críticos proposta pelo presidente americano, Donald Trump. A prioridade é firmar acordos bilaterais com outros países, estabelecendo que o Brasil processe e não só exporte a matéria-prima para outras nações. O governo observa a iniciativa de Trump como uma forma de definir como será o comércio global dos minerais críticos e terras raras a partir dos interesses americanos.

Na quarta-feira (4), Trump convidou uma série de países para formar um bloco comercial visando criar parcerias no setor de minerais críticos. Convidado, o Brasil enviou um diplomata de nível baixo para indicar que não deve participar da iniciativa da Casa Branca. A intenção foi ficar por dentro do assunto e acompanhar os discursos sobre o tema.

Enquanto os EUA tentam centralizar o comércio diante do monopólio chinês no mercado, os planos de Lula são diferentes, e o Brasil quer realizar acordos sobre o tema com diferentes países, tendo o processamento brasileiro como condição.

O tema deve ser levado por Lula nas próximas reuniões bilaterais com líderes, como a viagem que o petista fará para a Índia no fim do mês. Com os indianos, o governo brasileiro discute um acordo sobre minerais críticos, segundo pessoas a par do assunto. As conversas são preliminares e devem ser feitas até o desembarque do petista em Nova Délhi.

Na Índia, conforme apurou a reportagem, Lula também deve participar de uma cúpula de autoridades que discutirão assuntos relacionados à inteligência artificial. O comércio entre Brasil e Índia alcançou um recorde em 2025, superando a cifra de R$ 15 bilhões. (Com informações do jornal O Estado de S. Paulo e do portal CNN Brasil)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

XIII Fórum Econômico Gaúcho abre com almoço de integração e encerra com festa de confraternização
Supremo tem maioria para tratar caixa 2 como crime eleitoral
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Krause
7 de fevereiro de 2026 14:48

O “amor a primeira vista” do Trump com o cumpanhero narco ditador “socialista” Maduro terminou com ele na prisão perpétua nos EUA, para ficar mais perto do Trump…

Jorge Schroder
7 de fevereiro de 2026 08:22

Luís deve levar a JANJA lá no encontro que vai ter com o laranja…afinal o cara tem histórico com….

Vanderlei Ochoa
7 de fevereiro de 2026 07:06

ESTADISTA LULA usa de estratégias para negociar com mais fortes. Não se rebaixa. Não se posta como subserviente . Trata Trump de igual para igual. Não se rebaixa e não puxa saco. Lula defende o Brasil com grandeza. Trump admira vencedores como Lula. Agora vamos negociar para o bem do Brasil e do povo. Parabéns ESTADISTA LULA. A direita pira.

Jorge Bressan
6 de fevereiro de 2026 21:09

Ai ai ai será por isto que a Janja dava umas escapadas na frança?

Vanderlei Ochoa
7 de fevereiro de 2026 07:08
Responder para  Jorge Bressan

Nem todas as mulheres são iguais. Te cuida jacaré…quaquaqua

Emerson
6 de fevereiro de 2026 20:17

A sim, agora o Trump deixou de ser nazista. Quero ver os que o chamavam assim, o que vão falar. Inclusive o amigão. Kkk

Caio Azevedo
7 de fevereiro de 2026 06:41
Responder para  Emerson

Bem lembrado!

Pode te interessar
7
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x