Sábado, 15 de agosto de 2026
Por Redação O Sul | 9 de dezembro de 2022
O petista fez o anúncio no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília
Foto: Reprodução de TVO presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, na manhã desta sexta-feira (09), os primeiros nomes dos futuros ministros do seu governo, que começará em 1º de janeiro de 2023.
Lula confirmou que Fernando Haddad (PT) será o ministro da Fazenda; Rui Costa (PT) assumirá a Casa Civil; Flávio Dino (PSB) comandará o Ministério da Justiça; José Múcio Monteiro será o ministro da Defesa; e Mauro Vieira comandará a pasta das Relações Exteriores. Veja mais sobre os escolhidos no final da matéria
O petista fez o anúncio durante uma entrevista coletiva no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) – sede da transição de governo –, em Brasília. “Tomei a decisão [de anunciar os primeiros nomes] porque preciso que algumas pessoas já comecem a trabalhar”, afirmou Lula.
Ele disse que, durante uma reunião neste domingo (11), deve ser definida a quantidade de ministérios e secretarias que o seu governo terá. O presidente eleito também afirmou que o grupo de transição deve finalizar os trabalhos na terça-feira (13).
Durante a coletiva, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) disse que os relatórios da transição trarão exigências orçamentárias, sugestões de revogações, propostas de estrutura para cada área e ações prioritárias.
Ausência de mulheres e negros
Lula comentou a ausência de mulheres e negros entre as primeiras indicações para o seu governo. “Vai chegar uma hora que vocês vão ver mais mulheres do que homens aqui e a participação de companheiros afrodescendentes aqui”, declarou.
Segundo ele, novos nomes de futuros ministros devem ser anunciados em breve.
Quem são os novos ministros
Fernando Haddad (PT) – Ministério da Fazenda
Ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Haddad comandará o novo Ministério da Fazenda. A pasta será fruto do desmembramento do atual Ministério da Economia, que também dará origem aos ministérios de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e de Planejamento, Orçamento e Gestão.
Rui Costa (PT) – Casa Civil
Atual governador da Bahia, com mandato até 31 de dezembro, o petista Rui Costa assume a Casa Civil, pasta que auxilia o presidente em suas atribuições e coordena a integração entre os ministérios. Costa é um dos principais aliados e articuladores de Lula.
Flávio Dino (PSB) – Justiça e Segurança Pública
Ex-governador Maranhão e senador eleito pelo estado, Flávio Dino assumirá o novo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dino, que já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur, é um dos nomes da esquerda mais elogiados por Lula entre os que conquistaram mandato. Veja o perfil completo.
José Múcio Monteiro – Defesa
Ex-presidente do Tribunal de Contas de União e ex-ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (segundo mandato de Lula), José Múcio Monteiro foi escolhido para chefiar a pasta da Defesa, ministério ao qual estão vinculados o Exército, a Marinha e a Aeronáutica. Ele é considerado um nome com bom trânsito entre militares.
Mauro Vieira (diplomata de carreira) – Relações Exteriores
Ex-ministro das Relações Exteriores (governo Dilma Rousseff), atual embaixador do Brasil na Croácia e ex-embaixador na Argentina e nos Estados Unidos, Mauro Vieira foi escolhido para comandar novamente a pasta do Itamaraty.
Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Só esses nomes já servem para correr com os
investidores, do Brasil…. Só gênios… kkkkk
Estou imaginando os outros que ainda virão…
Vai começar a debandada de investimentos e empresas com o anúncio de um poste na economia.
Só aguardem o derretimento da B3…
Vc que votou neste crápula, agora faz o 👎👇
Colocar um ministro sem qualificação, como o dito cujo mesmo se assumiu, é como você contratar uma cozinheira que não sabe cozinhar e ela, por sua vez, contratar uma “assessora” para fazer o serviço, te deixando com dois salários a serem pagos por um só funcionário trabalhando. É a tal promoção “pague dois e leve um”!
um soça já caiu ontem no Perú….tic tac tic tac….
Parabéns GRANDE Presiudente LULA. O Maior ESTADISTA das AMÉRICAS. É povo no PODER novamente.
E Petrolão, Mensalão, sitio de Atibaia, cobertura no Guarujá é o que Vandeca ? Ciumes dessa roubalheira ? rssrsr….a criatura fuma erva todo dia, só tem metade do cérebro
Marginais são os de esquerda.
Quebran tudo, são vagabundos, não trabalham, a favor do aborto, querem só mamata….. enfim são o coco do cavalo do bandido.
A marginalha da direita MORRE DE CIUMES…quanto prazer em ver esses comentários absurdos!!!!!hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahah
Não dá pra entender vcs da esquerda,sei que estamos fu…
os soças não tem argumento prá defender os sinistros deles então ficam falando em mimimi
Sem essa de negro ou branco, tem que colocar gente copetente isso sim!! Pode parar com mimimi
pugliese percival puggina…hahahahahahahahahaahahahahah
Ahaha….esses aí não são ministros, são sinistros …a começar pelo “poste” colocado como sinistro da Economia
Hahaha!!! Os fanáticos ainda defendem o nazisocialista que fala, fala em priorizar mulheres, negros, indígenas, gays, lésbicas, porém, na festa do seu casamento e no ministério nomeado predomina a hegemonia branca do gênero masculino.
Que cambada ! kkkk. Voltando à cena do crime com tudo que tem direito .
Falando falando em quadrilha, ô Flávio Dino, cadê os respiradores fantasmas e a grana que sumiu ? Lalau fdp
Noticia Boa Para Direita Chucra?
Adelio Bispo o Home da Facada
Falou Para Seu Familhres?
Levei un Pé na Bunda ?kkkkkkkkk
Será? kkk
Certamente serão 40 ministérios, um para cada ladrão comandados por ali babá o chefe.
Lugar de ladrão é na prisão!!!!
A foto!!!!!!!!Um condenado e preso ladrão, um ladrão de merenda de escolas euma “amante” beneficiária do bolsa Odebrech. O lulacinsiste no poste sem nenhum conhecimento de economiavparacsubstituí-lo em 2026, não vai ficar no Ministério 6 meses e cai derrotado como de costume.O brasileiro está simplesmente fodid…e mal pago e overrov do retorno da esquerda vai serefletir na vida daspessoas por muitos anos, nosso netos vão pagar as gastanças do Lula e sua GANG. ” o poderoso chefão o retorno” mafioso, incompetente, bandido, ladrão, corno e comedor de calangos.
Os ministros do Luladrão…. 171-711, 171-117, 171-171, 117-171, 711-171
Flavio Dino, aquele dos respiradores que custaram 10 vezes mais caro na pandemia? rsssrs …..ladrão novo na quadrilha, os outros são antigos, Mercadante, Haddad, Gleisi etc
Lugar de ladrão é na prisão!
Estamos bem pois o que não é trambiqueiro é incompetente.