Sábado, 21 de março de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula articula nos bastidores licença do ministro Dias Toffoli e eventual renúncia ao Supremo

Compartilhe esta notícia:

Lula tem pedido a pessoas próximas de Toffoli que o convençam a se afastar alegando motivos de saúde

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Lula tem pedido a pessoas próximas de Toffoli que o convençam a se afastar alegando motivos de saúde. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem trabalhando para tentar convencer o ministro Dias Toffoli a se licenciar do Supremo Tribunal Federal (STF) sob o pretexto de evitar o surgimento de novas denúncias contra ele. De acordo com interlocutores do presidente, Lula tem pedido a pessoas próximas de Toffoli que o convençam a se afastar alegando motivos de saúde e, no médio prazo, a deixar o Tribunal em definitivo.

O petista tem dito a pessoas próximas ter sido informado de que o que já se tornou público até agora a respeito da relação de Toffoli com o grupo de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, seria apenas um aperitivo do que ainda pode vir à tona. Apesar do esforço de Lula, porém, Toffoli tem dito a quem o questiona a respeito que não tem nenhuma intenção de se afastar e que não há risco de surgirem mais informações comprometedoras que não estejam no material já apresentado pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, ao presidente do STF Edson Fachin, em fevereiro.

O documento da PF citava as transações do ministro com o grupo de Vorcaro, que pagou R$ 35 milhões por uma fatia do resort de que Toffoli é sócio. Pressionado pelos pares, o ministro renunciou à relatoria do caso Master, mas Fachin arquivou o processo sobre a suspeição do colega. Indicado ao cargo por Lula em seu segundo mandato, Toffoli pode, em tese, atuar no Supremo até 2042, quando completa 75 anos e será obrigado a se aposentar.

Ao justificar sua intenção de fazer Toffoli se afastar, Lula tem dito que a PF já sabe de vários outros episódios que podem complicar a vida do ministro e, por tabela, arrastar o STF de volta para o epicentro da crise.

Além disso, uma licença de Toffoli seria uma forma de aliviar a pressão sobre o STF e ajudá-lo a blindar Alexandre de Moraes, também no centro da crise que o Master provocou na Corte por conta do contrato de R$ 130 milhões com o escritório de sua mulher, Viviane Barci de Moraes, e pelas mensagens trocadas com Daniel Vorcaro no dia da primeira prisão do banqueiro. Numa delas, Vorcaro pergunta ao ministro se ele “conseguiu bloquear” algo até agora não esclarecido.

A aliados, nos últimos dias, Lula tem dito que não pode deixar Moraes descoberto, por duas razões principais. A primeira é que ele é grato ao ministro pela condução do processo da trama golpista, com a condenação de Jair Bolsonaro e seus ex-ministros e auxiliares. Lula costuma dizer que reconhece que se não fosse Moraes ele muito provavelmente não seria hoje presidente.

A segunda razão para blindar Moraes deriva dessa mesma condição. Lula entende que seu governo está tão associado ao ministro que seria impossível um agravamento da crise não o prejudicar – como já vem acontecendo agora.

Sem contar que Moraes deve assumir a presidência do STF a partir de setembro de 2027 – e portanto estará no comando da Corte se o petista se reeleger. (Com informações do jornal O Globo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Porto Alegre recebe a abertura do circuito brasileiro de skate nesta sexta-feira
Justiça restabelece integralmente benefícios de Bolsonaro e garante carros oficiais mesmo com ex-presidente preso
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Glaucio dos Santos Brum
19 de março de 2026 11:51

Começou a entrar água no barco e uns começam a empurrar os outros para o lado onde está inundando. Quando ele afundar, consequentemente todos estarão à deriva. Reparem bem que, entre os objetivos do afastamento de Toffoli, inclui-se blindar o ministro Alexandre de Moraes, que recebeu o agradecimento do “estadista” por condenar Bolsonaro na suposta trama golpista e por haver ajudado a colocá-lo na presidência. Lula ainda planeja Moraes na presidência do STF em 2027, caso ele se reeleja. É muita sujeira a céu aberto.

Hélio
19 de março de 2026 07:40

“Cumpanhero” contra “Cumpanhero” ?
Torço pela briga..

“Quem semeia vento, colhe tempestade …”

Chagler Oliveira
19 de março de 2026 07:02

Tudo bandido da pior espécie, quadrilha do STF, máfia desgraçada, parabéns ao jornal O Sul que tem coragem de publicar essas notícias

Vanderlei Ochoa
19 de março de 2026 06:38

Jornal intrigueiro e fofoqueiro. Nada disso aparece na mídia imparcial. Tinha que ser a pampa, mesmo!

Fernando Krause
19 de março de 2026 09:53
Responder para  Vanderlei Ochoa

Tu crítica o jornal e os colunistas que são opositores teu encantador, mas todo o dia aparece para relinchar nos comentários, não é Vandeca Aloprada jumentinha trouxotária?
Já lambeu a língua podre do teu encantador vigarista hoje?

Valeria
19 de março de 2026 06:11

Qdo é descoberto qq ato ilícito, a esquerda protege os seus companheiros, ao contrario da direita, que manda depurar o caso, doa a quem doer. Q vergonha! Ainda vamos pagar a aposentadoria compulsoria deste fora da lei…

Fernando Krause
18 de março de 2026 20:56

Cumpanhero tentando se livrar de outro cumpanhero para se livrar da culpa …
Seita diabólica!

Vanderlei Ochoa
19 de março de 2026 06:43
Responder para  Fernando Krause

A seita diabólica tem seu diabo preso por golpe de estado, kreusa Almeida. Quaquaquaqua.

Vitor
19 de março de 2026 07:42
Responder para  Vanderlei Ochoa

Como sempre:

french-ducks-quaqua
Edison Sumariva
18 de março de 2026 20:40

Isso não basta. Tem que fazer como fazem com os comuns, bloquear todos os bens dele e da família próxima, tirar até a última moeda e prender esse vagabundo.

Vanderlei Ochoa
19 de março de 2026 06:39
Responder para  Edison Sumariva

Será, juiz Edson??? Quaquaquaqua

Vitor
19 de março de 2026 07:43
Responder para  Vanderlei Ochoa

Como sempre:

french-ducks-quaqua
Pode te interessar
12
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x