Terça-feira, 23 de junho de 2026

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula batiza o primeiro caça Gripen produzido no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Entrega representa novo capítulo para aviação nacional

Foto: Saab/Divulgação

O primeiro caça F-39E Gripen produzido no Brasil foi apresentado nesta quarta-feira (25) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A cerimônia de batismo da aeronave supersônica, produzida pela Embraer e pela empresa sueca Saab, ocorreu no Aeródromo Embraer Unidade Gavião Peixoto, em São Paulo.

De acordo com o Planalto, a produção da aeronave em território nacional representa um marco que insere o Brasil em “um seleto grupo de nações” com capacidade para desenvolver e produzir aeronaves de combate de alta complexidade – algo inédito na América Latina.

Durante a visita, Lula foi apresentado também ao carro-voador eVTOL. Esse protótipo de veículo aéreo 100% elétrico, que decola e pousa verticalmente, foi desenvolvido por uma empresa subsidiária da Embraer, a Eve Air Mobility. Lula não discursou durante o evento.

Caça F-39 Gripen

De acordo com a FAB (Força Aérea Brasileira), o desenvolvimento do caça F-39 Gripen no Brasil trará uma série de vantagens para o país.

Ele fortalecerá a soberania aérea, reduzindo a dependência de fornecedores estrangeiros e impulsionando a BID (Base Industrial de Defesa), uma vez que o contrato prevê transferência de tecnologia e qualificação de profissionais brasileiros

Segundo a FAB, muitos empregos serão gerados a partir desse projeto que integra a indústria nacional à cadeia global do setor. O programa já gerou mais de 2 mil empregos diretos e cerca de 10 mil indiretos.

Inovação, tecnologia e defesa

Presente no evento, o vice-presidente Geraldo Alckmin lembrou que o governo federal disponibilizou, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, R$ 108 bilhões para projetos com foco em inovação.

“Quem domina tecnologia domina o futuro”, disse Alckmin, que é também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. “A indústria de defesa é um seguro para a soberania nacional, além de vanguarda do desenvolvimento industrial”, complementou.

O ministro da Defesa, José Múcio, destacou, entre as vantagens de se produzir o caça no Brasil, o acesso às tecnologias de ponta, o que, segundo ele, impacta de forma positiva a indústria nacional.

“Ao investir em defesa, nossa indústria registra um marco de amadurecimento e competência, permitindo ao Brasil se posicionar como o maior polo produtor da América Latina. Consolidará também nosso poder dissuasório, ampliando a capacidade de garantir a soberania nacional e a segurança regional”, discursou o ministro.

Novo capítulo da aviação

Para o Comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno, a entrega da aeronave supersônica – “a mais importante da história da aviação nacional” – representa um marco.

Segundo ele, este batismo cerimonial consolida a transição do planejamento à execução, bem como da expectativa à realidade, disse ao lembrar que, das 36 aeronaves adquiridas, 15 serão produzidas em instalações brasileiras, o que favorecerá uma cadeia produtiva de elevado valor agregado.

“Temos totais condições de produzir mais aeronaves Gripen em território nacional, uma vez que já dispomos de uma base industrial e tecnológica sólida, de capital humano altamente qualificado e, principalmente, da visionária capacidade de empreender e inovar, típica do DNA brasileiro”, acrescentou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

11 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Krause
26 de março de 2026 07:40

Deve ter sentado na turbina para tentar “turbinar” a baixíssima aprovação do DESgoverno lulopetista…

Celso
26 de março de 2026 05:40

Inaugurado o Cachacinha.

Edison
25 de março de 2026 22:54

Que adianta equipar as forças armadas se eles se curvam a um ladrão ex-detento? Com o dinheiro desses aviões daria pra comprar milhares de enxadas para os milicos limparem as ruas.

Vanderlei Stefani
26 de março de 2026 15:22
Responder para  Edison

Teu comentário deixa bem claro o que é ser 🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🐂🤣🤣🤣🤣

Vanderlei Stefani
25 de março de 2026 21:19

As hienas choram enquanto a caravana do Lula passa

JADE
25 de março de 2026 16:40

PRODUZIDO???…..NEM OS PARAFUSOS SÃO FABRICADOS AQUI….

CHEGA DE TENTAR ENGANAR O POBRE POVO BRASILEIRO…..

PauloDB
25 de março de 2026 14:54

Não é fabricado no Brasil e sim, montado no Brasil. São coisas bem diferentes mas que agrada aos dois neurônios da maioria dos petistas.

Vitor
25 de março de 2026 14:14

Independentemente do governo, parabéns para nossa FAB!

Valmir
25 de março de 2026 13:47

Batizou com garrafa de cachaça e deu um nome particular” Janja voa baixo”

Fabiano
25 de março de 2026 13:39

O prefixo aeronáutico do avião será… L 51.

Vanderlei Stefani
25 de março de 2026 13:47
Responder para  Fabiano

ÓÓ DOR

Bolsonaro deixará o hospital nesta sexta, diz médico
Vacinação contra a gripe começa na segunda-feira em todas as unidades de saúde de Porto Alegre
Pode te interessar
11
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x