Quarta-feira, 22 de abril de 2026
Por Redação O Sul | 21 de abril de 2026
"É uma guerra que não precisaria ter acontecido", declarou o presidente
Foto: Ricardo Stuckert/PRO presidente Lula chamou, nesta terça-feira (21), de “guerra da insensatez” o conflito no Oriente Médio envolvendo os Estados Unidos, Irã e Israel.
“É uma guerra que não precisaria ter acontecido. Acho que os americanos são reconhecidamente um país muito forte. Não precisam ficar demonstrando força todo dia. Muitas coisas poderiam ser resolvidas sem nenhuma morte, sem nenhuma bomba, sentados à mesa de negociação”, declarou o petista à imprensa na Alemanha.
Lula voltou a afirmar que “aquilo que os americanos querem que o Irã faça com o urânio” já foi alvo de acordo firmado entre Brasil, Turquia e Irã em 2010. “Mas os Estados Unidos não aceitaram. E nem a União Europeia”, ressaltou.
“Na verdade, eles estão pagando o preço da insensatez com um acordo que resolvia o problema”, prosseguiu.
“Não quiseram aceitar o acordo e, agora, estão, outra vez, discutindo a mesma coisa que teria sido resolvida em 2010. Por isso, acho que é a guerra da insensatez. E quem vai pagar o preço disso é a pessoa que vai comprar carne, feijão, arroz. É o caminhoneiro que trabalha que vai pagar mais caro pelo combustível”, completou o presidente.
Lula viajou para a Alemanha com o objetivo de firmar e fortalecer parcerias comerciais e de inovação. Ele participou da abertura da Feira Industrial de Hannover.
Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!
Grande ESTADISTA LULA. Sabem quando a direita golpista vai ter um ESTADISTA nos seus quadros??? O dia que as galinhas criarem dentes.