Terça-feira, 19 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula concede ao presidente da França a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul

Compartilhe esta notícia:

Condecoração é maior honraria do Brasil dada a um estrangeiro. Na foto, Lula e Janja e o presidente da França, Emmanuel Macron (E)

Foto: Fabio Charles Pozzebom/Agência Brasil
Condecoração é maior honraria do Brasil dada a um estrangeiro

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao presidente da França, Emmanuel Macron, que cumpre visita de Estado ao país essa semana.

O decreto de condecoração foi publicado na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (28), dia que Macron está em Brasília para reunião e almoço com Lula e autoridades da República. Instituída pelo imperador D. Pedro I, ainda em 1822, como Ordem Imperial do Cruzeiro, a honraria é, desde 1932, destinada exclusivamente a personalidades estrangeiras, sendo a mais alta condecoração concedida a um cidadão

Macron chegou ao Palácio do Planalto no início da tarde desta quinta. Recebido com honras de chefe de Estado, ele caminhou pela Praça dos Três Poderes e subiu à rampa da sede do governo federal, onde foi recebido por Lula e pela primeira-dama Janja da Silva.

Em seguida, eles foram para uma reunião bilateral. A imposição da honraria ocorreu logo após a reunião. Depois do encontro, os presidentes fizeram uma declaração à imprensa. O compromisso seguinte de Macron e Lula é um almoço no Palácio do Itamaraty.

Lula e Macron deverão assinar uma série de atos conjuntos. O líder francês chegou ao Brasil na terça-feira (26), em Belém, onde visitaram a Ilha do Combú, em plena Floresta Amazônica, e participaram de uma reunião com indígenas e uma cerimônia na qual o cacique Raoni Metuktire, líder do povo kayapó e um dos representantes indígenas mais reconhecidos internacionalmente, foi condecorado com a ordem do cavaleiro da Legião de Honra da França, principal honraria concedida pela França a seus cidadãos e a estrangeiros que se destacam no cenário global.

No dia seguinte, os dois participaram da cerimônia de batismo e lançamento do submarino Toneleiro no Complexo Naval de Itaguaí, no Rio de Janeiro. A embarcação é fruto de uma parceria entre Brasil e França, no âmbito do Programa de Desenvolvimento de Submarinos.

Na sequência, Macron foi à cidade São Paulo, onde participou do Fórum Econômico Brasil-França, organizado pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Após o evento, o presidente francês fez críticas à tentativa de acordo que vem sendo costurado entre os países do Mercosul e a União Europeia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

12 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Léo Hard P
28 de março de 2024 18:45

Bacana, o Larapio negociando o preço da colônia da Guiana Francesa 2!

Miltch Mitch
29 de março de 2024 17:34

Se tu visse o bikini da Carol…..

Vanderlei Ochoa
28 de março de 2024 19:13

A direita bolso-terrorista-golpista -osmar terra planista cloroquina rói unhas de ciúmes…Parabéns ESTADISTA LULA por manter boas relações com TODOS os governos e países…

Vanderlei Ochoa
29 de março de 2024 12:48

almeida almeida…kh mas não p…eida. hahahahahahah

Fernando Krause
28 de março de 2024 19:27

O Lule vai entregar de graça o rico solo da Amazônia ao Macrone ??? Ou vai ganhar um $$$$$. na negociação…

Dea Einsfeld
28 de março de 2024 21:25

Além da comenda do Cruzeiro do Sul ele já deu a Amazônia. Lula não chama Macron de infanticida…porque nem sabe que ele aprovou o aborto, na França. A morte dos indefesos. Lula é um crápula um lixo!

Vanderlei Stefani
29 de março de 2024 02:42

♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️♥️

Fernando Krause
29 de março de 2024 13:14

Já trocou a fralda geriátrica ???

Vanderlei Ochoa
29 de março de 2024 12:47

ESTADITA LULA fazendo a Política de bons amigos para melhorar as relações tóxicas deixadas pelo inelegível golpista anterior. Parabéns ESTADISTA LULA.

Vanderlei Stefani
29 de março de 2024 14:12

Lula não vai nada mal, como dizem seus adversários

Miltch Mitch
29 de março de 2024 17:35

Três merdas.

Vanderlei Ochoa
31 de março de 2024 13:34

ESTADISTA LULA ESTADISTA LULA, a direita chucra morre de ciúmes. Como eles gostariam de ter um ESTADISTA pra chamar de seu…Parabéns GRANDE ESTADISTA LULA!!!!!

Pobreza atinge 41,7% da população na Argentina
Banco Central revisa previsão de crescimento da economia brasileira para 1,9%
Pode te interessar
12
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x