Quarta-feira, 14 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula critica privatização da Eletrobras e diz que vai pedir revisão de contrato

Compartilhe esta notícia:

Para o presidente, termos da privatização são "leoninos" porque impedem que a União volte a ter controle acionário da empresa

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Para o presidente, termos da privatização são "leoninos" porque impedem que a União volte a ter controle acionário da empresa. (Foto;Fernando Frazão/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (7) o processo de privatização da Eletrobras, que chamou de “errático”, “lesa-pátria” e “quase que uma bandidagem”. O petista afirmou também que o governo, por meio da Advocacia-Geral da União (AGU), irá pedir a revisão dos termos e efeitos da desestatização da empresa.

As declarações foram feitas durante entrevista a canais de mídia alternativos no Palácio do Planalto.

A privatização da Eletrobras foi proposta pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro via medida provisória, que foi aprovada com alterações pelo Congresso em junho de 2021. O texto foi convertido em lei em julho daquele ano com a sanção presidencial.

O foco da MP da privatização foi a venda de ações da Eletrobras até que o governo deixasse de deter 60% dos papeis da estatal e passasse a ser dono de 45% da empresa.

Termos leoninos

Para Lula, os termos da privatização da Eletrobras são “leoninos” contra o governo porque impedem que a União volte a ter controle acionário da empresa. “Foi feito quase que uma bandidagem para que o governo não volte a adquirir maioria na Eletrobras. Nós, inclusive, possivelmente o advogado-geral da União, [ele] vai entrar na Justiça para que a gente possa rever esse contrato leonino contra o governo”, disse Lula.

“Tanto na participação acionária nós queremos ter mais gente na direção, mais gente no conselho, quanto esse negócio de que você não pode comprar porque você vai pagar três vezes mais caro”, acrescentou o petista.
Lula também sinalizou que o governo vai comprar mais ações da estatal, caso as condições econômicas permitam.

“O que posso dizer é que foi um processo errático, foi um processo leonino contra os interesses do povo brasileiro, foi uma privatização lesa-pátria”, ressaltou Lula.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Tribunal Superior Eleitoral nega pedido de Bolsonaro para tirar da investigação a minuta do golpe
Passados 30 dias dos ataques em Brasília, 920 pessoas permanecem detidas. Outras usam tornozeleira eletrônica. Juristas preveem indenizações
https://www.osul.com.br/lula-critica-privatizacao-eletrobras/ Lula critica privatização da Eletrobras e diz que vai pedir revisão de contrato 2023-02-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar