Terça-feira, 07 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 2 de junho de 2022
"O Congresso tem que voltar a legislar, o Ministério Público tem que voltar a cumprir com o seu papel", disse o ex-presidente.
Foto: Ricardo Stuckert/DivulgaçãoO ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022, afirmou nesta quinta-feira (2) que será preciso “recuperar a normalidade” das instituições do País e incluiu o Supremo Tribunal Federal (STF) na citação.
“O Supremo Tribunal Federal tem que apenas ser o guardião da Constituição e não pode ficar fazendo discurso e dando voto pela imprensa. O voto [do ministro] tem que ser dado em função dos autos do processo”, afirmou o pré-candidato em Porto Alegre, durante um encontro com representantes do setor da cultura do Rio Grande do Sul.
“Vamos ter que melhorar a educação, vamos ter que melhorar a ciência e tecnologia, a nossa democracia, vamos ter que recuperar normalidade das nossas instituições. O Congresso tem que voltar a legislar, o Ministério Público tem que voltar a cumprir com o seu papel e ser mais responsável do que foi no caso da Lava-Jato”, havia dito antes.
“O Congresso Nacional não tem que ter orçamento próprio, do relator. Quem tem que cuidar do orçamento é o Poder Executivo desse País. Então está tudo mudado, está tudo corrompido, está tudo diferente. E esse país tem que voltar à normalidade”, declarou na sequência.