Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula criticou veículos da imprensa, afirmando que a cobertura jornalística o criminaliza e o demoniza

Compartilhe esta notícia:

Ex-presidente depôs em Curitiba, na quarta-feira. (Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

No depoimento que prestou ao juiz Sergio Moro nesta quarta-feira (10), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou veículos da imprensa, afirmando que a cobertura o criminaliza e demoniza. Lula apresentou ao juiz um levantamento de reportagens desde março de 2014.

“De março de 2014 para cá, são 25 capas da [revista] Isto É. A [revista] Veja tem 19 capas. E a [revista] Época, 11 capas. Demonizando o Lula”, disse.

“Nesse mesmo período, a Folha de S.Paulo teve 298 matérias contra o Lula e apenas 40 favoráveis, tudo com informações da Polícia Federal e do Ministério Público. Eles não se autoassumem, eles culpam alguém. O Globo, que é o mais amigo [sendo irônico], tem 530 matérias negativas contra o Lula e 8 favoráveis. O Estadão, que é mais amigo ainda, tem 318 matérias contrárias e 2 favoráveis. Aliás, esses jornais parecem que têm mais informações do que alguns advogados”, completou.

“Só o Jornal Nacional passou 18 horas falando. Sabe o que significa 18 horas falando mal de um cidadão? Significa 12 partidas de futebol entre Barcelona e Atlético de Madrid”, disse. “Qual era o tratamento que o Jornal Nacional dava? Ela de criminalizar a figura do Lula.”

Durante o depoimento, Moro cita uma reportagem da para questionar o prazo que Lula e sua mulher, dona Marisa Letícia, tiveram para abandonar ou não a opção de compra do tríplex.

“Consta uma matéria de jornal que foi juntado…”, diz o juiz, mas é interrompido por Lula.

“Depende que jornal, viu?”, diz o ex-presidente. “A Folha de S.Paulo”, responde Moro.

“É… Não…”, afirma Lula. Moro, no entanto, insiste em ler parte da reportagem.

“Eu me recuso a responder uma matéria da Folha de S.Paulo que não tem autor, que não tem entrevista. É um achismo”, diz Lula.

“Essa matéria então não seria verdadeira?”, pergunta Moro. “Na minha opinião, não”, finaliza Lula. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O ministro do Supremo Gilmar Mendes faz duro ataque contra seu colega Marco Aurélio: “Algumas personalidades da vida pública ao envelhecerem passaram de velhos a velhacos”, disse o ministro
As duas Coreias desfilaram conjuntamente na abertura dos Jogos Asiáticos
https://www.osul.com.br/lula-criticou-veiculos-da-imprensa-afirmando-que-cobertura-jornalistica-o-criminaliza-e-o-demoniza/ Lula criticou veículos da imprensa, afirmando que a cobertura jornalística o criminaliza e o demoniza 2017-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar