Quarta-feira, 29 de julho de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula deixa UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital

Compartilhe esta notícia:

Boletim médico mais recente foi divulgado no fim da manhã desta sexta.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Boletim médico mais recente foi divulgado no fim da manhã desta sexta. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está lúcido e orientado, conforme boletim médico divulgado na manhã dessa sexta-feira (13) pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele se alimentou normalmente e caminhou pelos corredores da instituição. Com previsão de possível alta no início da próxima semana, Lula deixou a UTI e agora está sob cuidados semi-intensivos.

Já havia essa previsão, dada pelos médicos na quinta (12), de que seria reduzida a monitorização dos parâmetros de saúde dele, que era feita, até então, de forma intensiva, como em uma UTI. Lula, no entanto, continuaria no mesmo quarto do hospital, segundo a equipe médica.

“O que define hoje o cuidado de UTI do presidente e também de qualquer outro paciente é a monitorização contínua, que, para o leigo, são aqueles dispositivos que a gente prega no peito e aparecem lá na televisãozinha os gráficos. Então, hoje, o presidente está sendo monitorizado. A partir do momento em que a gente tira essa monitorização contínua, significa que ele não está mais sob os cuidados de UTI. Mas, em relação ao espaço físico onde hoje o presidente está alojado, ele vai permanecer no mesmo espaço físico, apenas o que vão mudar serão os cuidados”, afirmou a infectologista Ana Helena Germoglio, em entrevista à imprensa na quinta.

O petista, que tem 79 anos, fez uma cirurgia de emergência na madrugada de terça-feira (10) para drenar um hematoma na cabeça – ainda em decorrência da queda que sofreu no banheiro de casa em outubro.

Na quinta, ele passou por um procedimento para evitar um novo sangramento na cabeça. No fim do dia, o dreno intracraniano que havia sido colocado no local da cirurgia de terça foi retirado.

A previsão de alta está mantida para o início da semana que vem, na segunda ou terça-feira. Segundo a equipe médica, o exame neurológico do presidente está normal. A única recomendação é de repouso relativo para que ele não faça esforço físico e evite estresse emocional.

Os médicos têm reiterado que Lula não ficará com nenhuma sequela e que as funções neurológicas dele estão preservadas.

A intervenção feita na quinta foi um complemento à cirurgia de terça e teve caráter preventivo para evitar um novo sangramento. “A chance de [o hematoma] se refazer é baixa”, disse o neurologista Rogério Tuma.

Recuperação

Agora, a recuperação de Lula vai exigir um repouso relativo. Com exceção da família, as visitas estão proibidas até o fim da internação.

Os médicos ressaltaram que o presidente está “apto para praticar qualquer ato de vida” e a trabalhar, mas a recomendação é que ele não trabalhe enquanto estiver no hospital para não passar por estresse.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

18 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Vanderlei Stefani
13 de dezembro de 2024 16:25

Força presidente LULA, estamos juntos.
A extrema direita pode chorar a vontade.

Artur Bando
13 de dezembro de 2024 16:52

79 anos….Eu prefiro assim….que sofra, aqui, proporcionalmente a todo o mal que nos causou…ENFIM..LOGO LOGO ESTARÁ AO LADO DA ESPOSA….Marisa.

Artur Bando
13 de dezembro de 2024 16:56

TODO MUNDO COM MEDO DO DEMONIO EM PESSOA…
Bastou ele deixar a UTI….e o Dolar subiu…MALDITO

Anderson Cardoso da Silva
13 de dezembro de 2024 17:05

Recomentaçao para presidente , nao tomar Viagra

Carlos Alberto Pugliese
13 de dezembro de 2024 18:33

Deve pingar pix mensal

Edson Arcanjo
13 de dezembro de 2024 18:00

Esta pampa lambe o saco do descondenado…sem nenhuma vergonha.

Carlos Alberto Pugliese
13 de dezembro de 2024 18:38

Um bate-cú esquerdoido falou que o Luladrão teve problema na cabeça que é o orgão que ele mais fez uso e criticou Bolsonaro que operou o estomago fazendo a mesma analogia … então olha só esquerdoido ….tu esqueceu que o Luladrão operou o quadril, então pela analogia, ele deve ter usado o traseiro tambem ….quem fez esse comentario é um tal de Bidiota Rosa…

Miltch Mitch
13 de dezembro de 2024 20:21

Perdeu mané não amola.
Dona Mariza Avon Letícia tá chamando o DEScondenado

Roberto Nunes
13 de dezembro de 2024 18:54

Incrível a imbecilidade dos comentários da “direitalha” por aqui. Eu caio na gargalhada ao ler tantas besteiras e desinformação. Na verdade não passa de uma turma de débeis mentais querendo aparecer.
😂😂😂😂😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

Vanderlei Stefani
14 de dezembro de 2024 14:31

Tá om medinho né

Fernando Krause
13 de dezembro de 2024 19:08

O crápula decrépito tá na “capa da gaita”, a cada dia mais senil e definhando…

Bidio Rosa
13 de dezembro de 2024 20:24

Esse.Nervosismo da Galera/
E Aspesquisa Eleitorais?
O Povo Pobre Sabe o Que é.Bon?

Artur Bando
13 de dezembro de 2024 20:34

DEUS fazendo parte dele…
KALIL…..não colabora…
e o Brasil, vai ter que conviver com este CANCER, mais uns dias…

Vanderlei Stefani
14 de dezembro de 2024 14:30

Cite a fonte, RATAZANA de extrema direita

Adalberto Meneguzzi
13 de dezembro de 2024 21:17

Imaginem quanto estamos pagando pela reserva de todo o andar desse hospital!
Literalmente dinheiro colocado “no lixo”!!

Denise Goulart de Munhós
13 de dezembro de 2024 21:24

Sorrizão do escularápio que está enriquecendo com o teatro do Lullenine.

Vanderlei Ochoa
13 de dezembro de 2024 21:27

ESTADISTA LULA. Esse é o cara

Vanderlei Stefani
14 de dezembro de 2024 16:39

Firme e forte”: Lula caminha, sorri e conversa após deixar a UTI

Empresas podem aderir ao Programa de Parcelamento Simplificado Plano Rio Grande até esta sexta-feira
Última grande chuva de meteoros do ano ocorre na noite desta sexta
Pode te interessar
18
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x