Segunda-feira, 05 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 5 de maio de 2025
Presidente decidiu demitir Cida Gonçalves (E) e escolheu como substituta Márcia Lopes (D), ex-ministra do Desenvolvimento Social. Pasta segue na cota do PT
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da RepúblicaO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta segunda-feira (05) a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e nomeou Márcia Lopes para o posto.
O movimento ocorre em meio às alterações na composição da Esplanada do Ministérios. No início do ano, Lula fez trocas na Saúde e nas secretarias de Comunicação Social e de Relações Institucionais.
Neste mês, o ministro trocou o chefe das Comunicações. Na última semana, também houve troca no comando do Ministério da Previdência Social, em meio às fraudes envolvendo o INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social).
Insatisfação
A saída de Cida era dada como certa há alguns meses. Em fevereiro deste ano, a ministra revelou à Comissão de Ética da Presidência da República que costumava interromper agendas para atender a primeira-dama, Janja da Silva.
Cida também chegou a dizer que ignorava os chamados de dois ministros: Alexandre Padilha (à época, Relações Institucionais) e Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência).
Na ocasião, ela respondia a um processo, posteriormente arquivado no órgão, por suspeita de ter cometido assédio moral. Segundo apuração interna, a ministra teria sugerido apoio financeiro a uma servidora para que ela se candidatasse nas eleições em 2026, em troca de silêncio em uma denúncia sobre racismo.