Quarta-feira, 08 de outubro de 2025
Por Redação O Sul | 1 de novembro de 2015
A mudança de discurso da presidenta Dilma Rousseff da campanha de 2014 para o primeiro ano de mandato foi apontada na última quinta-feira pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um dos principais fatores da atual crise política. “Nós ganhamos as eleições com um discurso e, depois das eleições, nós tivemos que mudar o nosso discurso e fazer aquilo que a gente dizia que não ia fazer. Esse é um fato, esse é um fato conhecido de 204 milhões de habitantes e é um fato conhecido da nossa querida presidenta Dilma Rousseff”, afirmou Lula em discurso a dirigentes do PT durante reunião do diretório nacional do partido, em Brasília.
Enquanto disputava a reeleição, a chefe do Executivo negou que seria preciso um ajuste fiscal para equilibrar as contas, rejeitou mudanças nas leis trabalhistas, previu que o País iria “bombar” em 2015, garantiu que manteria os níveis de emprego e atribuiu a expectativa de um cenário difícil ao “pessimismo” de alguns setores.
Entretanto, diante da possibilidade de rombo no Orçamento – de aproximadamente 110 bilhões de reais neste ano e de mais de 30,5 bilhões de reais no ano que vem –, o Executivo anunciou um pacote de medidas de ajuste que inclui a alta e a criação de impostos, o corte de gastos e a suspensão de concursos públicos. (AG)