Segunda-feira, 18 de maio de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula diz aos presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados que quer ter boa relação e, por isso, colocou uma “mulher bonita” na articulação política

Compartilhe esta notícia:

O texto também prevê mudanças em regras voltadas para conselhos deliberativos e fiscais das entidades fechadas de previdência complementar. (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nessa quarta-feira (12) que quer ter uma boa relação com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), por isso colocou uma “mulher bonita” na articulação política do governo com o Congresso Nacional.

Ao falar sobre a relação com o Legislativo, o petista se referiu à ministra Gleisi Hoffmann, que assumiu na última segunda-feira (10) a Secretaria de Relações Institucionais, pasta responsável pela articulação política.

“É muito importante trazer aqui o presidente da Câmara e o presidente do Senado. Porque uma coisa que quero mudar, estabelecer relações com vocês. Por isso coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais, porque não quero mais ter distância de vocês”, afirmou Lula.

“Não quero que alguém ache que o presidente está distante do presidente da Câmara, está distante do presidente do Senado. Temos que mostrar para a sociedade que nós somos, em lugares diferentes, pessoas com o mesmo compromisso de defender a soberania do País, o bem-estar do brasileiro”, completou o petista.

A escolha de Gleisi Hoffmann para articulação política gerou surpresa em parlamentares que defendiam um nome do Centrão para a Secretaria de Relações Institucionais, para melhorar a relação do Executivo com o Congresso.

Lula deu a declaração sobre a nova ministra durante cerimônia no Palácio do Planalto sobre um programa para ampliar o crédito consignado para trabalhadores do setor privado, garantido pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

“Cabeçudão”

A ministra Gleisi Hoffmann não foi a única presente no evento no Palácio do Planalto que foi alvo de comentários do presidente Lula, que disse que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, precisa ter “mais charme” e que nem sempre é “feliz quando pega o microfone”.

O presidente também fez considerações sobre o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), a quem chamou de “cabeçudão do Ceará” quando falava da aprovação da reforma tributária.

“Nós conseguimos fazer [a reforma tributária] com a participação de todos os deputados e senadores. E nós só temos 9 senadores de 81, e 70 deputados em 513. E nós fizemos isso. Muito por conta da competência do nosso deputado, na Câmara, pelo trabalho primordial do Guimarães, esse cabeçudão do Ceará, e pelo companheiro Jaques Wagner, que é um companheiro da mais alta qualidade de negociação”, concluiu o petista.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Fernando Krause
13 de março de 2025 14:17

A “boa relação” entre eles significam muito R$ BILHÕES do dinheiro público para comprar apoio…
Praga diabólica!

Ao dizer que Gleisi Hoffmann é “mulher bonita para articular no Congresso”, Lula desagrada a própria equipe; veja gafes acumuladas pelo presidente
Entenda por que a possível ida de Eduardo Bolsonaro para comissão racha a Câmara dos Deputados e deixa o Supremo em alerta
Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x