Sábado, 21 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Brasil e Índia fecham acordo sobre minerais críticos e terras raras

Compartilhe esta notícia:

A viagem acontece no momento de maior proximidade na relação entre Brasil e Índia, tanto no campo geopolítico como econômico.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
A viagem acontece no momento de maior proximidade na relação entre Brasil e Índia, tanto no campo geopolítico como econômico. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O Brasil e a Índia firmaram um acordo sobre minerais críticos e terras raras. O anúncio foi feito neste sábado (21), durante agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

 

Nas assinaturas realizadas neste sábado, consta o memorando de entendimento entre o Ministério de Minas do Governo da República da Índia e o Ministério de Minas e Energia da República Federativa do Brasil sobre cooperação no campo de elementos de terras raras e minerais críticos.

“Ampliar os investimentos e a cooperação em matéria de energias renováveis e minerais críticos está no cerne do acordo pioneiro que assinamos hoje”, disse Lula.

A matéria-prima tem sido tema de amplo destaque internacional, já que é considerada estratégica e utilizada no desenvolvimento de diversas tecnologias. Alguns itens como veículos elétricos, smartphones, painéis solares e até motores de aeronaves necessitam desse tipo de elemento em sua produção.

Nesse cenário, o Brasil aparece com relevância entre os players internacionais, tendo em vista que o país possui a segunda maior reserva desses recursos no mundo, ficando atrás apenas da China.

O interesse indiano pelo acordo é justamente o de reduzir a dependência chinesa para esse tipo de minério.

O presidente Lula cumpre uma série de agendas na Ásia desde quarta-feira (18). O presidente viaja no domingo (22) para a Coreia do Sul.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 105 milhões neste sábado
Ex-vereadora é morta em Nova Prata; polícia apura feminicídio seguido de suicídio
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vanderlei Ochoa
21 de fevereiro de 2026 10:26

Umncomentarista da rádio pampa pela manhã reclamou da viagem do ESTADISTA LULA à Índia. Disse que o custo é alto e que o ESTADISTA LULA, só passeia e gasta o dinheiro público. Essa gente da direita golpista tem muito ciúmes do Lula. ESTADISTA LULA fomentando o comércio entre as nações de onde virá altos investimentos e exportações do Brasil. Esses pampa usa seus programas para distorcer os fatos. Mas é claro, são defensores do presidiário golpista. Perderam man. Não tentem enganar o povo.

Ricardo Vicari Fernandes
21 de fevereiro de 2026 10:14

Eu, Eng Metalúrgico presenciei FHC cortar a verba das pesquisas sobre minérios de valor estratégico, Metais Puros foi um dep prejudicad. As ordens para FHC vieram dos donos do IBAMA S.A: Proibiram Chumbo, M.Radioativos, Amianto usado em navios Bretãos, Privatizaram ao USA a extração e refino dos M.Baterias [alguém divulga essa concessão gratuita em termos capitalistas]. Levaram por ferrovias minérios junto e de graça os metais usados como os defletores cerâmicos de calor das Space Shutters(?), as explosivas Challenger e (?). Messias ouviu falar de Nióbio, outros ele não pronuncia o nome. Lula desconhece a Tabela Periódica… Os BRICS são… Leia mais »

Pode te interessar
2
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x