Sábado, 07 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula diz que libertar Bolsonaro seria “desmoralizar” o Supremo

Compartilhe esta notícia:

Lula disse que está pronto para enfrentar mentiras na campanha eleitoral.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Lula disse que está pronto para enfrentar mentiras na campanha eleitoral. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nessa sexta-feira (6) que libertar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), preso há seis meses, seria “desmoralizar a seriedade da Suprema Corte que o condenou” por tentativa de golpe de Estado.

“Você acha que se tiver um cachorro louco preso e você soltar ele vai estar mais manso? Ele vai morder alguém. Esse cidadão [Bolsonaro] tentou destruir a democracia brasileira. Esse cidadão, que foi condenado a 27 anos e 3 meses de cadeia, tinha um plano para matar o Lula, o [Geraldo] Alckmin e o Alexandre de Moraes. Você acaba de condenar e, no dia seguinte, alguém aprova uma lei para liberar os caras, para diminuir as penas?”, questionou Lula, em entrevista à TV Aratu, da Bahia.

O presidente deu as declarações ao defender ter feito “sua parte” com o veto integral ao projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional que visava reduzir as penas aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro de 2023, beneficiando Bolsonaro.

“Eu vetei porque não concordo. Esse cidadão [Bolsonaro] tem que ficar preso. Um belo dia pode ter uma anistia para ele, como teve depois de 1964, 15 anos depois. Mas não dá para você brincar de fazer julgamento. Se você liberta ele, você desmoraliza a seriedade da Suprema Corte que o condenou”, disse.

O presidente também afirmou que o seu antecessor “tem vergonha porque tinha a máquina na mão e achou que ia ganhar as eleições”, e completou dizendo que Bolsonaro “quando perdeu não teve sequer a humildade de se comportar como alguém que perde”.

Mais tarde, em solenidade do governo na capital baiana, Lula disse em discurso que está pronto para enfrentar mentiras na campanha eleitoral. “Esse ano não é ano de eleição, é o ano da verdade. É o ano que a gente vai ter que provar que verdade e o bem podem vencer o mal e a mentira. Nós vamos desmascarar essa gente, não ficará pedra sobre pedra”, disse o presidente.

Lula ainda afirmou que vai fazer comparações entre os quatro anos de sua gestão com os quatro do governo Bolsonaro e os três de Michel Temer (MDB): “Vamos comparar item por item, vamos dar números para que a gente não permita que a mentira vença outra vez neste país”, disse o presidente.

Lula está na Bahia para participar de uma cerimônia de entrega de ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), de Unidade Odontológicas Móveis e equipamentos para Unidades Básicas de Saúde para 402 municípios baianos. O investimento é de R$ 345 milhões.

Nos bastidores, o presidente tirou fotos com prefeitos que foram prestigiar o evento e conversou com o senador Otto Alencar (PSD). O partido enfrenta uma crise na Bahia após o rompimento do senador Angelo Coronel, que anunciou que vai se desfiliar do PSD e se aproxima da oposição.

Em discurso, Otto destacou que é aliado do PT desde 2010, lembrou de seu voto contra o impeachment de Dilma Rousseff em 2015 e reafirmou seu apoio a Lula: “Já sou acostumado a enfrentar conspiração e vou enfrentar qualquer conspiração que se promova contra o nosso projeto.”

Pela tarde, o presidente fez uma visita ao Santuário de Santa Dulce dos Pobres, na capital baiana. No sábado (7), ele participa do evento que vai celebrar os 46 anos do PT. A festa acontece no Trapiche Barnabé e será encerrada com uma apresentação do Cortejo Afro. (Com informações do jornal Folha de S.Paulo)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Correios colocam imóveis à venda em todo o País e preveem arrecadar até R$ 1,5 bilhão
XIII Fórum Econômico Gaúcho abre com almoço de integração e encerra com festa de confraternização
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

8 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Valmir
7 de fevereiro de 2026 09:17

Omitoooooo deve ficar preso e dentro da Papuda com outrosbandidos , e “desmoralização do STF” já aconteceu quando o FACHIN anulou os processos do ladrão mor chefe da maior quadrilha jpá vista no país ladrões da Petrobrás, INSS, Correios, Bancos a máfia familiar Lula da Silva e agora a máfia da família Bolsonaro, ambas criminosas e que deveriam ser encarceradas juntas numa cela no meio do deserto ou Amazônia e esquecidos para sempre.

Jorge Schroder
7 de fevereiro de 2026 08:19

Há níveis de DESMORALIZAÇÃO que não podem ser superados, afinal retirar LULA da cadeia foi o ato maior de DESMORALIZAÇÃO da História do STF…. Nossa História foi maculada por Ministros e jamais o STF terá a reputação que outrora tinha antes da descondenação de um dos piores elementos que nossa pátria já forjou.

Caio Azevedo
7 de fevereiro de 2026 06:35

E alguém ainda ouve ou acredita no que o ladrão fala?? Quem vota no Lula é burro & cúmplice! Chega de esquerda demolindo o país!

Glaucio dos Santos Brum
6 de fevereiro de 2026 21:26

E descondenar um corrupto condenado em três instâncias, fato que, por consequência, libertou inúmeros outros corruptos que lesaram o país e os colocou sob a possibilidade de retornarem à vida pública, isso é o que, senão desmoralizar uma nação inteira?

Jorge Bressan
6 de fevereiro de 2026 21:07

Sem comentarios!!

Pedro Renato
6 de fevereiro de 2026 20:55

O STF está desmoralizado há muito tempo.

Emerson
6 de fevereiro de 2026 20:14

É o ápice da cara de pau. Nem tem o que falar. É piada pronta.

Valmir
6 de fevereiro de 2026 19:35

O imundo falando do sujo, esse verme cachaceiro tem a cara de pau de falar em “desmoralização” do INSS, Banco Master ,Correios e a roubalheira continua com o apoio ddepois de ser preso , condenado ex presidiário que roubou uma nação inteira durante anos? Chefe de quadrilha e agora irmão, filho estão no esc|ândalo do inss, correios, banco Master a roubalheira continua e agora com apoio do STF que se tornou alvo de crimes e quadrilha..

Pode te interessar
8
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x