Domingo, 20 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula diz que o futuro ministro da Fazenda vai ser a “cara do sucesso do primeiro mandato”

Compartilhe esta notícia:

Petista diz que já tem 80% do ministério na cabeça. (Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que o futuro ministro da Fazenda vai ser a “cara do sucesso do primeiro mandato” em que governou o País (2003-2006), mas avisou que será dele a palavra final sobre as decisões da política econômica do seu futuro mandato.

“O ministério tem autonomia, tem um monte de coisa, mas quem ganhou a eleição fui eu. Quero ter inserção nas decisões de economia neste País. Sei o que é bom para o povo, sei o que é bom para o mercado”, afirmou.

O presidente eleito vem sendo cobrado para anunciar logo o nome do novo ministro da Fazenda em meio à negociação para se aprovar a PEC da Transição, que prevê R$ 198 bilhões fora do teto de gastos, a regra que atrela o crescimento das despesas, em 2023. Lula não respondeu se já bateu o martelo no nome do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad para comandar a Fazenda.

Nesta semana, ele se reuniu com os economistas que fazem parte da equipe de transição e deixou claro que tomou a frente da coordenação econômica, como mostrou a colunista Adriana Fernandes. Ao ser eleito, Bolsonaro delegou a condução da economia ao ministro Paulo Guedes, a quem se referia como “Posto Ipiranga”. Guedes precisou ceder, no entanto, quando as decisões envolviam assuntos de interesse do presidente ou sua busca à reeleição.

Apesar da pressão de setores da política e do mercado financeiro pela indicação de nomes para ocupar os ministérios, Lula disse que só começará a fazer as nomeações após a diplomação pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), marcada para o dia 12 deste mês.

“Já tenho 80% do ministério na cabeça, mas não quero construir pra mim, quero construir pra quem está aqui. Na medida que eles me ajudaram a enfrentar as forças que enfrentamos. Nunca vi alguém usar tanto aparelho do Estado pra ganhar a instituição. Temos esse compromisso com a parte da sociedade que nos ajudou. Vamos governar pra 200 milhões de pessoas”, disse Lula a jornalistas.

Segundo ele, a base da Esplanada será parecida com a que teve no segundo mandato (2007-2010) com um ministério ou secretaria com enfoque nos povos originários. “Quero conversar com vários companheiros e com indígenas, temos que ouvi-los e dar respeito. Eles são fundamentais pra nos ajudarem a cuidar das florestas e do clima do País”, afirmou.

Ao comentar sobre a estrutura de seu ministério, Lula disse que terá a mesma estrutura de governos anteriores, com o retorno de pastas como o Ministério do Desenvolvimento, da Pesca, da Mulher e dos Direitos Humanos, por exemplo, mas que avalia ainda a criação de uma nova pasta sobre os povos originários.

Ao abordar a montagem dos ministérios, Lula se esquivou de confirmar se o ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio será o titular da pasta da Defesa. Ele é tido como certo para ocupar o cargo. Havia a expectativa de que o petista o nomeasse para a exercer a função na semana que vem, quando está prevista a troca de comando nas Forças Armadas.

O presidente eleito se restringiu a dizer que “não tem nada certo” sobre o comando da Defesa e que não tem pressa em definir os nomes. Aliados do presidente Bolsonaro, contudo, têm apelado aos comandantes das Três Forças para que impeçam a posse de Lula em 1º de Janeiro do ano que vem. Nesta semana, completou um mês dos acampamentos de apoiadores do presidente em frentes aos quartéis do Exército.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

José Múcio aceita convite para assumir o Ministério da Defesa
Lula deve propor salário mínimo de 1.320 reais em 2023
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-o-futuro-ministro-da-fazenda-vai-ser-a-cara-do-sucesso-do-primeiro-mandato/ Lula diz que o futuro ministro da Fazenda vai ser a “cara do sucesso do primeiro mandato” 2022-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar