Sábado, 21 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo “É inaceitável e não há explicação”, afirma Lula sobre a prisão de Maduro

Compartilhe esta notícia:

O petista também defendeu que o julgamento de Maduro deve ser conduzido pela Justiça da Venezuela

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O petista também defendeu que o julgamento de Maduro deve ser conduzido pela Justiça da Venezuela. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta sexta-feira (20), que a captura e a prisão de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos é “inaceitável”. O petista também defendeu que o julgamento do presidente deposto da Venezuela deve ser conduzido pela Justiça do país sul-americano, e não pela dos norte-americanos.

“Isso é inaceitável. Não há explicação para isso. E acredito que, se o Maduro tiver de ser julgado, ele deve ser em seu país, não no exterior”, afirmou o titular do Planalto em entrevista à TV indiana Índia Today. “É inaceitável a interferência de uma nação sobre outra.”

O chefe do Executivo também pontuou que, no momento, o mais importante é consolidar o processo democrático na Venezuela e restabelecer a democracia no país. Lula é crítico ao ataque dos EUA à Venezuela e tem se manifestado desde quando ocorreu a captura de Maduro. No mês passado, durante um evento em Salvador (BA), o petista afirmou que fica “toda noite indignado” com o episódio.

“Eu, sinceramente, eu fico toda noite indignado com o que aconteceu na Venezuela. Eu não consigo acreditar. O Maduro sabia que tinha 15 mil soldados americanos no mar do Caribe. Ele sabia que todo dia tinha uma ameaça. Os caras entraram à noite na Venezuela, vão no forte, um quartel onde mora o Maduro e leva o Maduro embora. E ninguém soube que o Maduro foi embora”, disse.

O petista questionou a “falta de respeito à integridade territorial” da Venezuela e defendeu que esse tipo de ação não condiz com a realidade da América do Sul — que, segundo ele, é uma “zona de paz”. Em 3 de janeiro, Nicolás Maduro e a esposa, Cilia Flores, foram capturados pelo governo de Donald Trump durante uma operação militar em Caracas, capital venezuelana. Os dois são acusados de crimes relacionados a narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro.

Segundo a denúncia apresentada pelas autoridades norte-americanas, Maduro teria liderado, por mais de duas décadas, o Cartel de los Soles, uma organização criminosa dentro do Estado venezuelano voltada ao envio de cocaína para os EUA. Trump, porém, recuou sobre tal acusação contra o chavista e passou a considerá-lo culpado de “participar, proteger e perpetuar uma cultura de corrupção de enriquecimento a partir do tráfico de drogas”.

Maduro e Cilia aguardam julgamento da Justiça norte-americana no Centro de Detenção Metropolitano do Brooklyn, localizado em Nova York. O venezuelano nega todas as acusações e afirma ser inocente. Depois da prisão do ditador, a Venezuela passou por um rápido processo de mudanças, com a aproximação aos interesses dos EUA. (Com informações do portal de notícias Metrópoles)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Ministro do Supremo André Mendonça libera acesso de dados sigilosos de Daniel Vorcaro à CPI do INSS
Neymar cogita parar de jogar no final do ano
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

19 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Jorge Schroder
21 de fevereiro de 2026 10:46

O que é ” inaceitável e não há explicação” é este sujeito cachaceiro e ladrão, estar comandando nosso país….

Daniel
20 de fevereiro de 2026 18:48

Esse Lula já perdeu qualquer sentimento de vergonha na cara

Luiz Carlos Portella
21 de fevereiro de 2026 04:42
Responder para  Daniel

Acho que ninguém em sã consciência espera algum dia ver bandido elogiando a polícia. O cara saiu direto da cadeia para a cadeira do mais alto cargo da república com ajuda do amiguinho que hoje ta magoadinho porque soltaram sua mão.

Eduardo R
20 de fevereiro de 2026 18:06

A extrema esquerda em polvorosa.

Eduardo R
20 de fevereiro de 2026 18:06

Hehehe…tá todo borrado com o que o narcoditador vai delatar…

Eloa Guterres
20 de fevereiro de 2026 18:04

Lula perdeu a vergonha, um absurdo defender esse maldito até assassino, mandou matar quem não seguisse ele!

Vanderlei Ochoa
20 de fevereiro de 2026 17:31

O que o Trump fez na Venezuela e tentou fazer na Colômbia foi um crime internacional. Intervenção na soberania dos países. A direita canalha e desonesta aplaudiu, como não poderia ser diferente. O objetivo dos marginais da direita golpista era a esperança que Trump agisse dessa forma em nosso país. Comoo tem marginal nessa direita golpista, não é mesmo??

Fernando Krause
20 de fevereiro de 2026 20:51
Responder para  Vanderlei Ochoa

Vandeca Aloprada, teu encantador vigarista pode fazer companhia ao cumpanhero narco ditador Maduro nos EUA. E ficar com ele na prisão perpétua, kkkkkkkkk.

Vanderlei Ochoa
20 de fevereiro de 2026 17:25

O que o Trump fez na Venezuela e tentou fazer na Colômbia foi um crime internacional. Intervenção na soberania dos países. A direita canalha e desonesta aplaudiu, como não poderia ser diferente. O objetivo dos marginais da direita golpista era a esperança que Trump agisse dessa forma em nosso país. Comoo tem marginal nessa direita golpista.

Fernando Krause
20 de fevereiro de 2026 20:53
Responder para  Vanderlei Ochoa

Fez uma coisa que os cumpanheros do STF não quiseram fazer: PRENDER UM BANDIDO triplamente condenado!

Adalberto Meneguzzi
20 de fevereiro de 2026 17:13

Chora mais, verme!!
Tua hora está chegando…

Vanderlei Ochôa
20 de fevereiro de 2026 17:27
Responder para  Adalberto Meneguzzi

Que hora? Palhaço?? Quaquaquaqua.

Glaucio dos Santos Brum
20 de fevereiro de 2026 15:50

Incompreensível e inaceitável é o fato de o presidente brasileiro ignorar o sofrimento do povo venezuelano e ainda se mostrar solidário com o ditador responsável por toda a miséria e injustiça que lá se instalou.

Vanderlei Ochôa
20 de fevereiro de 2026 17:28
Responder para  Glaucio dos Santos Brum

Ti tens que se preocupar mais com nosso povo. Para de fingir humanidade, paspalho…quaquaquaqua

Vitor
20 de fevereiro de 2026 17:31
Responder para  Vanderlei Ochôa

Por essa lógica por que se preocupas com a prisão de Maduro?

Vitor
20 de fevereiro de 2026 17:34
Responder para  Vanderlei Ochôa

Por que te preocupas com o povo palestino?

Glaucio dos Santos Brum
21 de fevereiro de 2026 08:28
Responder para  Vanderlei Ochôa

Se tivesses vergonha na cara, ficarias quieto em vez de ficar postando asneiras nos comentários dos outros. Se tu te preocupasses com o povo brasileiro, não estarias apoiando o Lula e uma suprema corte tão enrolada que, se não se autoblindasse, já teria vários presos.

Fernando Krause
20 de fevereiro de 2026 15:39

O casal “socialista” cumpanhero esbanja bem que poderia ficar pelos EUA para fazer companhia ao casal Maduro…
Eles devem estar muito solitários na prisão perpétua…

Vanderlei Ochôa
20 de fevereiro de 2026 17:28
Responder para  Fernando Krause

Tinha que ser a kreusa Almeida mesmo…quaquaquaqua

Pode te interessar
19
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x