Terça-feira, 20 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Lula diz que Trump quer governar o mundo pelo Twitter

Compartilhe esta notícia:

Presidente brasileiro fez crítica em evento do governo no Rio Grande do Sul. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Diante da investida tarifária e diplomática de Donald Trump contra países europeus com o objetivo de anexar a Groenlândia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nessa terça-feira (20) que o americano “quer governar o mundo pelo Twitter”.

Em fala a apoiadores durante evento de entrega de unidades habitacionais na cidade de Rio Grande (RS), Lula disse: “Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? É fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala ali da coisa que ele falou”.

“Vocês acham que é possível, gente?”, continuou o petista. “É possível tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês, se eu achar que vocês são objetos e não um ser humano?”

A fala de Lula ocorreu no mesmo dia em que Trump vazou mensagens trocadas com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, e atacou o Reino Unido pela decisão de Londres de ceder o arquipélago de Chagos, no Oceano Índico, às Ilhas Maurício.

Ameaças 

Trump, escalou ainda mais o conflito com seus aliados europeus. Além das críticas e vazamento de mensagens, ele ameaçou o governo francês com 200% de tarifas de importação sobre o vinho e o champanhe do país europeu caso Macron não aceite ingressar no chamado Conselho da Paz para a Faixa de Gaza, iniciativa do americano que visa escantear a ONU na reconstrução do território palestino.

Trump também fez nessa terça uma série de publicações em sua rede social, a Truth Social, reforçando sua intenção de anexar a Groenlândia.

Em uma delas, uma imagem produzida por inteligência artificial mostra o presidente fincando a bandeira dos Estados Unidos em um terreno de neve ao lado do secretário de Estado, Marco Rubio, e do vice-presidente, J. D. Vance. Uma placa contém a frase: “Groenlândia, território dos EUA, fundado em 2026”.

Em outra, Trump publicou uma imagem da reunião que fez sobre a Guerra da Ucrânia com líderes europeus em 2025, mas no lugar de um mapa do país europeu, está uma imagem do continente americano com a bandeira dos EUA sobreposta aos territórios de Groenlândia, Canadá e Venezuela.

Em outra postagem na madrugada, Trump mirou o Reino Unido, ironicamente chamado de “brilhante aliado” na Otan. Disse que a decisão britânica de ceder o arquipélago de Chagos, no Índico, às Ilhas Maurício, foi “um ato de grande estupidez”.

“Não há dúvidas de que China e Rússia notaram esse ato de total fraqueza”, disse. A base estratégica de Diego Garcia, operada por britânicos e americanos, fica no local, mas ela não é afetada pelo acordo de 2025: na realidade, ele garantiu o controle do local pelos aliados, evitando um despejo que se desenhava na Justiça em Londres. As informações são da Folha de S. Paulo e g1.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Trump diz que gosta de Lula após o presidente brasileiro criticar o americano
https://www.osul.com.br/lula-diz-que-trump-quer-governar-o-mundo-pelo-twitter/ Lula diz que Trump quer governar o mundo pelo Twitter 2026-01-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar