Sexta-feira, 09 de janeiro de 2026
Por Redação O Sul | 8 de janeiro de 2026
Ambos destacaram que as ações constituem um precedente extremamente perigoso para a paz e a segurança
Foto: Ricardo Stuckert/PRO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma ligação do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, na tarde desta quinta-feira (8). No contato, os dois chefes de Estado falaram sobre a situação na Venezuela. Segundo o Planalto, os presidentes concordaram que a situação na Venezuela deve ser resolvida exclusivamente por meios pacíficos, da negociação e do respeito à vontade do povo venezuelano.
Em nota, a Presidência da República destacou que os mandatários manifestaram grande preocupação com o “uso da força contra um país sul-americano, em violação ao direito internacional, à Carta das Nações Unidas e à soberania da Venezuela”.
Ambos destacaram que as ações constituem um precedente extremamente perigoso para a paz e a segurança regionais e para a ordem internacional. No último fim de semana, os Estados Unidos empreenderam um ataque contra a Venezuela e capturaram o presidente Nicolás Maduro.
“Brasil e Colômbia reafirmaram sua intenção de seguir cooperando em prol da paz e da estabilidade na Venezuela, país com o qual compartilham extensas fronteiras”, completou
O contato entre os dois chefes de Estado ocorre em meio ao acirramento da tensão entre os Estados Unidos e a Colômbia.
Recentemente, após ser questionado por jornalistas se os Estados Unidos realizariam alguma operação militar na Colômbia, Trump respondeu: “A ‘Operação Colômbia’ me parece uma boa ideia”.
O líder da Colômbia refutou as alegações e convocou protestos no país. Ele chegou a pedir que a população “tome o poder” caso seja atacado. O governo colombiano chegou a enviar uma nota de protesto contra os Estados Unidos devido às acusações.
Em outubro de 2025, o Departamento de Tesouro americano sancionou Gustavo Petro, sua esposa e seu filho. Em setembro, o Departamento de Estado já havia revogado o passaporte do presidente sul-americano.
Pouco depois, entretanto, Donald Trump confirmou que falou por telefone com Petro. “Foi uma grande honra conversar com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que telefonou para explicar a situação das drogas e outras divergências que temos tido”, comentou Trump em publicação na Truth Social.
O republicano agradeceu a ligação e o “tom” do colombiano, destacando que espera encontrá-lo em breve. Na publicação, o presidente americano disse que Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, está combinando os preparativos para uma reunião entre os líderes com o chanceler da Colômbia. Trump afirmou que o encontro acontecerá na Casa Branca, mas não sinalizou quando isso pode acontecer. (Com informações do portal de notícias CNN Brasil)