Terça-feira, 06 de maio de 2025

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula e Simone Tebet se reúnem nesta sexta para definir ministério

Compartilhe esta notícia:

Ministra do Planejamento e Orçamento também afirmou que se recusará a subir no palanque de um bolsonarista nas eleições municipais deste ano. (Foto: Agência Senado)

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai se reunir nesta sexta-feira (23) com a senadora Simone Tebet (MDB-MS). A conversa visa acertar o ministério que a parlamentar assumirá no novo governo.

Lula deve oferecer a Simone duas opções: o Ministério do Meio Ambiente ou o do Planejamento (pasta que foi desmembrada do atual Ministério da Economia).

Para escolher o Meio Ambiente, a senadora ainda tem resistência pelo fato de ser uma pasta muito ligada à deputada eleita Marina Silva (Rede-SP). Caso Marina aceite assumir o cargo de Autoridade do Clima, a ser criado por Lula, o caminho se torna mais fácil.

Já o Planejamento é visto pelo entorno de Simone Tebet como “muito interessante”. Fontes lembram que Tebet reuniu economistas em seu entorno durante as eleições e enxergam como promissora a possibilidade de a senadora poder participar da formulação do atual debate econômico.

Tebet ficou em terceiro na eleição presidencial e apoiou Lula no segundo turno contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). A senadora atuou na transição no grupo de desenvolvimento social e tinha expectativa de assumir a pasta, contudo, Lula optou por deixar o ministério com o PT: escolheu o senador eleito Wellington Dias (PT-PI).

Cidades e Transportes

Em reunião na tarde dessa quinta (22), caciques do MDB e Lula acertaram que Tebet não preencherá nenhuma cota dos dois ministérios exigidos para o chamado “apoio de bancada” ao governo eleito.

“Uma coisa é o apoio parlamentar e a outra é o apoio institucional, que vem via Simone Tebet”, contou uma fonte.

A expectativa é que, para além de Tebet, o partido fique com os ministérios das Cidades (a ser preenchido por um deputado federal) e o de Transportes, que tem como forte cotado o senador eleito Renan Filho (MDB-AL).

Simone ficou em terceiro lugar na disputa ao Palácio do Planalto, mas no segundo turno apoiou Lula e levou o voto de centro para a campanha petista. À época, Lula disse que a senadora não voltaria para o Mato Grosso do Sul, já sugerindo que ela comporia o ministério. Além do interesse do petista, o nome de Simone vinha sendo defendido por Baleia Rossi, presidente nacional do MDB.

Na tarde dessa quinta, Lula recebeu Rossi, os senadores Renan Calheiros (AL) e Eduardo Braga, além do líder do partido na Câmara, Isnaldo Bulhões (AL) para tratar da composição do governo.

De acordo com Bulhões, ficou acertado com Lula que ao MDB também caberá a indicação de nomes para o Ministério dos Transportes, a ser criado a partir do desmembramento da atual pasta da Infraestrutura, e para o Ministério das Cidades. A opção para Transportes é Renan Filho, que também havia sido sondado para Planejamento. Helder Barbalho será consultado sobre a indicação do MDB da Câmara para a equipe de Lula.

O MDB ganhou força na disputa por ministérios cobiçados pelo Centrão, como o das Cidades, a ser criado a partir da mudança no importante Ministério do Desenvolvimento Regional. PSD e União Brasil também pleiteiam junto a Lula essas pastas, que têm orçamento robusto e forte realização de obras e serviços. Líderes das siglas também desejam controle sobre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a “estatal do Centrão”.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Jorge Messias é anunciado por Lula como ministro da Advocacia-Geral da União
Anielle Franco, irmã de Marielle, será ministra da Igualdade Racial
https://www.osul.com.br/lula-e-simone-tebet-se-reunem-nesta-sexta-para-definir-ministerio/ Lula e Simone Tebet se reúnem nesta sexta para definir ministério 2022-12-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar