Sexta-feira, 02 de maio de 2025
Por Redação O Sul | 8 de dezembro de 2022
Ex-chanceler de Dilma Rousseff, o escolhido criou um vínculo definitivo com o presidente eleito nos momentos mais difíceis do petista, quando foi condenado e depois preso
Foto: Marcelo Camargo/Agência BrasilPara interlocutores próximos, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, já confirmou o nome do embaixador Mauro Vieira como o futuro ministro de Relações Exteriores. Ex-chanceler de Dilma Rousseff, Mauro Vieira criou um vínculo definitivo com Lula nos momentos mais difíceis do petista, quando foi condenado e depois preso.
“O Lula tem essa relação de afeto com as pessoas. O Mauro Vieira nunca deixou de ligar constantemente para Lula, mesmo quando todos se afastaram”, disse ao blog um interlocutor do presidente eleito. Também estava cotado para a pasta o senador Jaques Wagner (PT-BA). No entanto, ele deve assumir a liderança do governo no Senado.
Lula avalia que não pode abrir mão de senadores experientes na articulação política dentro do Congresso. Wagner já ocupou essa função informalmente nesses últimos dias, quando negociou a aprovação da PEC da Transição.
Forças Armadas
Lula também definiu com José Múcio, o futuro ministro da Defesa, os novos comandantes das Forças Armadas. Veja quem são: