Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula ficou irritado na época com exigências do PMDB para apoiar Dilma, diz marqueteiro do PT

Compartilhe esta notícia:

Lula não mencionou o julgamento da chapa de sua sucessora. (Foto: Filipe Araújo/Fotos Públicas)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ficou “irritado” com as exigências do PMDB para apoiar a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República em 2010, disse o marqueteiro João Santana ao Ministério Público Federal. Segundo João Santana, Lula preferia que o então ministro da Defesa, Nelson Jobim, fosse o vice de Dilma naquela campanha eleitoral.

Em sua delação premiada, João Santana conta o episódio de um jantar no Palácio da Alvorada, em que se reuniu com o então presidente Lula e o núcleo duro da campanha de Dilma para tratar das eleições de 2010. “Ele estava profundamente exasperado dizendo que não ia coligar (com o PMDB). Que se dependesse dele, não ia coligar com o PMDB, porque o PMDB estava fazendo exigências absurdas”, disse Santana aos procuradores.

Tá ficando impossível atender as exigências do PMDB”, afirmou Lula, conforme o depoimento do marqueteiro. O delator não soube detalhar quais seriam as exigências absurdas do PMDB para fazer parte da chapa de Dilma.

Ele (Lula) estava profundamente exasperado, irritado”, afirmou Santana. Conseguir o apoio do PMDB era considerado fundamental para a campanha, devido principalmente ao tempo que o partido teria a oferecer a Dilma no horário eleitoral. De acordo com o delator, na época do jantar ainda se discutia o nome de quem seria o vice da petista. Entre os nomes cogitados, estavam o do então vice-presidente José Alencar, mas a imposição do PMDB foi pelo nome de Michel Temer. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Prefeito de São Paulo é contra a prisão de Lula agora. Para ele, primeiro o ex-presidente tem que ser “derrotado pelo povo”
Ladrões levaram 1 milhão de reais pagos a funcionário do marqueteiro do PT
https://www.osul.com.br/lula-ficou-irritado-com-exigencias-pmdb-para-apoiar-dilma-diz-marqueteiro-pt/ Lula ficou irritado na época com exigências do PMDB para apoiar Dilma, diz marqueteiro do PT 2017-05-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar