Terça-feira, 25 de novembro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula jamais interferiu no BNDES por qualquer projeto específico, diz seu presidente

Compartilhe esta notícia:

Em depoimento à CPI do BNDES na Câmara dos Deputados, Luciano Coutinho afirmou que o ex-mandatário não teve ou tem qualquer influência nas decisões do banco. (Antonio Cruz/ABr)

O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, disse nessa quinta-feira que o ex-presidente Lula jamais interferiu no banco a respeito de qualquer projeto específico. Em depoimento à CPI do BNDES na Câmara dos Deputados, ele afirmou que o ex-mandatário não teve ou tem qualquer influência nas decisões do banco.

Coutinho também foi confrontado pelos parlamentares sobre uma suposta conversa com o dono da UTC, Ricardo Pessoa, no qual o presidente do BNDES teria dito para o empreiteiro conversar com o tesoureiro do PT sobre doações eleitorais para o partido. “Não tratei de doações eleitorais com Ricardo Pessoa. No encontro que tivemos, no qual também estavam outras pessoas, tratamos apenas sobre projeto do aeroporto de Viracopos (SP)”, respondeu. Pessoa firmou acordo de delação premiada no âmbito da Operação Lava-Jato.

Coutinho disse que o banco de fomento não está exposto à situação das empreiteiras afetadas pela Lava-Jato. O crédito da instituição é dado aos consórcios que constroem projetos de infraestrutura, e não individualmente às companhias.

O presidente do BNDES mostrou à CPI dados do apoio do banco de fomento para pequenas e médias empresas. Detalhou ainda que a instituição tem contratos com 804 das 1 mil maiores companhias que atuam no País.

Questionado por parlamentares sobre financiamentos dados às empresas do Grupo X, do empresário Eike Batista, Coutinho respondeu que o BNDES não teve prejuízos nas operações.

Sobre o financiamento dado à Refinaria de Abreu e Lima (PE) em 2009, estimado em 10 bilhões de reais, ele respondeu que, na época, se tratava de uma situação especial – o sistema internacional de crédito teria entrado em colapso. (AE)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Supremo rejeita pedido para anular delação do doleiro Alberto Youssef
Paris e Bruxelas terão dia sem carro
https://www.osul.com.br/lula-jamais-interferiu-no-bndes-por-qualquer-projeto-especifico-diz-coutinho/ Lula jamais interferiu no BNDES por qualquer projeto específico, diz seu presidente 2015-08-28
Deixe seu comentário
Pode te interessar