Sábado, 24 de janeiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Lula lidera todos os cenários para as eleições presidenciais de 2018, aponta pesquisa Datafolha

Compartilhe esta notícia:

Candidatura do petista está indefinida devido a questões judiciais. (Foto: Ricardo Stuckert/Fotos Públicas)

A um ano das eleições de 2018, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém na liderança da corrida presidencial, com vantagem significativa sobre os principais adversários, segundo nova pesquisa do Datafolha. O petista, condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro, tem pelo menos 35% das intenções de voto nos cenários testados.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (Rede) empatam em segundo lugar. Ele oscila entre 16% e 17% e ela varia entre 13% e 14% nos cenários com o ex-presidente no páreo.

Geraldo Alckmin e João Doria, ambos do PSDB, apresentam desempenho equivalente na disputa com Lula, Bolsonaro e Marina, segundo o levantamento. O governador de São Paulo e o prefeito da capital alcançam 8% das intenções de voto. Doria tem viajado pelo País tentando aumentar seu grau de conhecimento e apostando que com isso poderá subir nas pesquisas, mas isso até agora não se concretizou.

Nos cenários testados para eventual segundo turno, Lula pela primeira vez vence todos os adversários. A exceção é um hipotético confronto com o juiz Sérgio Moro (que tem descartado concorrer a presidente), em que há empate técnico.

Na pesquisa anterior, de junho, o petista já tinha mais intenções que seus principais concorrentes no segundo turno, mas empatava também com Marina, além de Moro.

A participação de Lula na eleição é incerta, uma vez que ele pode ficar inelegível se for condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal por recebimento de um tríplex em Guarujá da construtora OAS. Caso ele fique inviabilizado, seu poder de transferência de votos para outro petista é restrito: só 26% dizem que votariam com certeza em alguém indicado por ele.

A pesquisa, publicada na edição do jornal Folha de S.Paulo deste domingo (01), foi feita na quarta-feira e na quinta-feira. O Datafolha realizou 2.772 entrevistas em 194 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Jair Bolsonaro

A nova sondagem eleitoral do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesse sábado, aponta preferência por Jair Bolsonaro caso o ex-presidente Lula não concorra à eleição.

O mesmo levantamento traz outros dados curiosos para Bolsonaro. Mesmo com Lula no páreo, ele seria o vencedor se apenas homens votassem. Teria 25,4%, contra 24,1% de Lula, seguido de João Doria (12,9%), Joaquim Barbosa (8,6%) e Marina Silva (6,5%). A margem de erro é de 2% nas duas direções.

Considerados apenas os votos femininos, Lula tem 28,9%, Marina Silva aparece nominalmente em segundo (12,5%) e Bolsonaro vem em terceiro (12,3%). João Doria ficaria em quarto (10,3%), seguido de Joaquim Barbosa (6,6%).

Outro segmento no qual Bolsonaro tem mais força é o dos eleitores em suas primeiras votações. Apesar de não liderar em nenhuma faixa etária, o político do Partido Social Cristão (PSC) tem adesão substancialmente maior entre os mais jovens. Na faixa de 16 a 24 anos, seu percentual é de 25,1%. O número cai para 22,6% no público entre 25 e 34, vai para a casa dos 17% a partir daí e chega a 9,4% acima dos 60 anos.

A pesquisa é uma parceria do instituto Paraná com a revista IstoÉ. Foram ouvidos 2.040 eleitores, em 164 municípios de todos os estados brasileiros, entre os dias 18 e 22 de setembro de 2017.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Limite para o empréstimo consignado pode subir para 35%
Supremo decide manter quebra de sigilos de investigado pela CPI do HSBC
https://www.osul.com.br/lula-lidera-todos-cenarios-para-2018-mesmo-apos-condenacao-diz-datafolha/ Lula lidera todos os cenários para as eleições presidenciais de 2018, aponta pesquisa Datafolha 2017-09-30
Deixe seu comentário
Pode te interessar