Quarta-feira, 19 de agosto de 2026

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula liga para Trump e defende redução de tarifas sobre produtos brasileiros ainda sobretaxados

Compartilhe esta notícia:

Conversa durou cerca de 40 minutos e presidentes do Brasil (D) e dos EUA também trataram de enfrentamento ao crime organizado internacional

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
A viagem ocorre em um momento delicado da política internacional. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou nessa terça-feira (2) para Donald Trump e defendeu a retirada de tarifas dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros que ainda são alvos de sobretaxas. A informação foi divulgada pelo Palácio do Planalto.

De acordo com o governo brasileiro, os dois chefes de Estado também trataram do enfrentamento a organizações criminosas internacionais. A conversa, segundo o Planalto, durou cerca de 40 minutos. No telefonema, Lula classificou como “muito positiva” a decisão norte-americana de retirar a tarifa adicional de 40% imposta a alguns produtos, como carne, café e frutas

Mas, segundo o governo brasileiro, o petista ressaltou que outros produtos ainda são alvo de tarifas adicionais e que isso precisa ser discutido entre os dois países. Lula afirmou que o Brasil deseja avançar rápido nessas negociações.

Crime organizado

Ainda conforme o Palácio do Planalto, na conversa, Lula falou sobre a necessidade urgente de reforçar a cooperação com os Estados Unidos para combate ao crime organizado internacional.

O petista, segundo o governo brasileiro, mencionou recentes operações realizadas pelo governo federal para “asfixiar” financeiramente facções, que identificaram grupos que atuam a partir do exterior.

Segundo o Planalto, Trump ressaltou “total disposição” em trabalhar conjuntamente com o Brasil e disse que dará apoio a iniciativas bilaterais para enfrentar organizações criminosas. Houve consenso entre Lula e o norte-americano de que novas conversas sobre esses dois temas – tarifas e combate ao crime – devem ser realizadas em breve.

Tarifaço

No final de novembro, os EUA retiraram a tarifa extra sobre mais de 200 produtos brasileiros, incluindo café, carne bovina, cacau e frutas. A decisão amplia a lista de exceções ao tarifaço e ocorreu após reunião entre o chanceler Mauro Vieira e o secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Com a nova medida, vários produtos brasileiros retornam às alíquotas normais anteriores ao aumento. O governo americano justificava o tarifaço como uma resposta a ações do governo Brasil, que ameaçaria a segurança nacional americana. O tarifaço começou a vigorar em agosto no Brasil. Outros países também foram alvo de Trump.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Deixe seu comentário

Verificação de Email - você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

6 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Artur Artur
2 de dezembro de 2025 20:14

Só que o que nos vendem não é mais Gasolina…Meu carro esta consumindo 20% a mais….e acelerar muito ….aumenta para 30%….OU SEJA É AGUA…
Ou seja…já estamos pagando 1 dolar e meio por litro de “combustivel”….

Vanderlei Stefani
2 de dezembro de 2025 20:11

Dããã

Miltch Mitch
2 de dezembro de 2025 19:56

Rolou sim. A gasolina acabou de subir, tá batendo os R$7,00

Fernando Krause
2 de dezembro de 2025 18:44

Será que vai rolar outra química…

Artur Artur
2 de dezembro de 2025 20:12

Ligou para conseguir desconto nas tarifas das Dr@gas, que são enviadas pelo Porto de BELEM E SANTOS…
É só isso que interessa ao Nac@Estad@…

Vanderlei Stefani
3 de dezembro de 2025 02:46

Trump disse que teve conversa ‘muito boa’ com Lula: ‘Gosto dele’
Presidentes conversaram por cerca de 40 minutos

Planalto cobra rapidez, mas Câmara dos Deputados deve votar devedor contumaz só na próxima semana
Vacina contra a bronquiolite começa a ser distribuída no Brasil
Pode te interessar
6
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x