Domingo, 22 de fevereiro de 2026

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Últimas Lula parte da Índia rumo à Coreia do Sul em viagem estratégica para países da Ásia

Compartilhe esta notícia:

Presidente Lula se encontrou com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, durante cúpula do G20 em novembro de 2025.

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente Lula se encontrou com o presidente da Coreia do Sul, Lee Jae Myung, durante cúpula do G20 em novembro de 2025. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deixou a Índia neste domingo (22) com destino à Coreia do Sul, onde fará visita oficial a convite do governo sul-coreano. A agenda está prevista para começar nesta segunda-feira (23).

Esta será a terceira viagem de Lula ao país asiático. Ele esteve na Coreia do Sul em 2005 e 2010, mas esta é a primeira vez que realiza uma visita de Estado, formato que representa o mais alto nível de compromisso diplomático entre duas nações e indica maior relevância política, econômica e institucional para ambos os lados.

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, acompanhou o presidente até a Índia, mas seguiu antecipadamente para a Coreia do Sul, onde cumpre agenda própria com a primeira-dama sul-coreana.

No último ano, Lula se reuniu duas vezes com o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung: em junho, no Canadá, durante a cúpula do G7; e em novembro, na reunião do G20, realizada na África do Sul.

De acordo com interlocutores do Ministério das Relações Exteriores, a afinidade entre os dois chefes de Estado ficou evidente nos encontros anteriores. A atual visita é interpretada como um sinal do fortalecimento das relações bilaterais.

Brasil e Coreia do Sul mantêm relações diplomáticas desde 1959. A expectativa é que, durante a agenda oficial, os presidentes assinem um Plano de Ação para o período de 2026 a 2029, com o objetivo de elevar o nível de cooperação estratégica entre os países. Também devem ser discutidas áreas prioritárias de parceria, além de avaliações sobre o cenário geopolítico internacional.

A viagem integra a estratégia do governo brasileiro de ampliar a presença do país na Ásia e diversificar parcerias comerciais. A meta é expandir mercados, aumentar exportações e atrair investimentos, reduzindo a dependência de parceiros tradicionais. A aproximação com países asiáticos é considerada eixo central da política externa econômica brasileira para os próximos anos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Últimas

Projeto Bota-Fora atende 13 comunidades nesta semana em Porto Alegre
Polícia Rodoviária Federal prende mulher com mais de 70 quilos de drogas na BR-101, em Torres
Deixe seu comentário
Verificação de Email

Você receberá um email de confirmação após enviar o seu primeiro comentário, mas ele só será publicado depois que você clicar no link de verificação enviado para a sua conta de e-mail para confirma-lo. Os próximos comentários serão publicados automaticamente por 30 dias!

1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Vitor
22 de fevereiro de 2026 09:12

Avante ESTADISTA Lula, “O Presidente Peregrino”! Como sempre acompanhado da PRIMEIRA DAMA Janja, “Quem realmente veste as calças”! 🙂

Pode te interessar
1
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x