Quinta-feira, 02 de outubro de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Lula reconhece problemas na conferência do clima em Belém e diz que a COP não será “do luxo”, mas da “verdade”: “Vou dormir num barco”

Compartilhe esta notícia:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cobrou novamente recursos de países ricos para financiar ações de preservação de florestas. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu nessa quinta-feira (2) que Belém (PA) enfrenta problemas estruturais para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). Entretanto, o petista defendeu a realização do evento na capital do Pará, marcado para novembro, e disse que a conferência não será a “COP do luxo”, mas a da “verdade”.

“Eu seis os problemas de Belém, sei os problemas de drenagem, sei os problemas da pobreza, mas, veja, por que aceitamos o desafio de fazer a COP lá? É preciso mostrar para o mundo o que é a Amazônia e o que é o Pará. Não vai ser a COP do luxo. É a COP da verdade em que nós queremos saber se os presidentes do mundo estão preocupados com a questão climática”, afirmou Lula .

O presidente repete com frequência que a conferência de Belém será a COP da “verdade”. Nessa quinta, ele cobrou novamente recursos de países ricos para financiar ações de preservação de florestas.

“Eu quero saber se o presidente Trump (EUA), se o presidente Xi Jinping (China), se o presidente Macron (França) estão preocupados em resolver o problema da situação climática. Para que a gente mantenha nossas florestas em pé é preciso que eles, que poluíram o mundo há muito mais tempo do que nós, resolvam pagar para que a gente possa dar qualidade de vida para o povo que mora na Amazônia”, disse Lula .

Durante discurso na cidade de Breves (PA), onde inaugurou obras para o setor de educação, o petista declarou que “gringos” poderão, inclusive, ser picados por insetos durante o evento.

Sobre a dificuldade que as delegações estão encontrando para hospedagem em Belém, Lula disse que “vai dormir num barco”.

“Nós vamos fazer a melhor COP da história da COP nesse país. A melhor COP com todos os problemas que a gente tem, até com um carapanã picando um gringo. Não tem problema. Eles têm que saber como é que a gente vive”, disse.

“Eu falei para Janja, eu não vou nem para hotel. Eu vou dormir num barco. Porque enquanto os gringos tiverem dormindo eu vou estar pescando”, completou o petista.

O preço das hospedagens é um dos principais problemas para realização da COP. O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou recentemente que o governo pode acionar hotéis na Justiça por causa dos valores cobrados.

Nesta semana, a Justiça acatou uma Ação Civil Pública (ACP) movida pela Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA) contra as plataformas Agoda International Brasil Consultoria e Booking.com Brasil Serviços de Reserva de Hotéis, por práticas abusivas nos preços de hospedagens em Belém durante a COP.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Ministro do Supremo Alexandre de Moraes dá cinco dias para a Procuradoria-Geral da República opinar sobre a prisão de Eduardo Bolsonaro
“Trump colocou a faca e o queijo na mão de Lula, mas discurso de soberania não terá fôlego até as eleições de 2026”, diz o marqueteiro João Santana
https://www.osul.com.br/lula-reconhece-problemas-na-conferencia-do-clima-em-belem-e-diz-que-a-cop-nao-sera-do-luxo-mas-da-verdade-vou-dormir-num-barco/ Lula reconhece problemas na conferência do clima em Belém e diz que a COP não será “do luxo”, mas da “verdade”: “Vou dormir num barco” 2025-10-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar